'Projeto de Controle de Enchente dos Rios Paraíba do Sul, Barra Mansa, Bananal e Bocaina' foi apresentado nesta quinta-feira Chico de Assis/CCS PMBM

Barra Mansa - Na tarde desta quinta-feira (7), a Prefeitura de Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SMMADS) e em parceria com a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), promoveu a solenidade de lançamento do “Projeto de Controle de Enchente dos Rios Paraíba do Sul, Barra Mansa, Bananal e Bocaina”. O evento foi realizado no Parque Natural Municipal de Saudade.
Dentre os presentes estavam a vice-prefeita Fátima Lima; o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Vinicius Azevedo; a vice-presidente do Inea, Deise Delfino; o coordenador da Defesa Civil, João Vitor Ramos; o vereador Vicente Reis; além de representantes da Diretoria de Segurança Hídrica e Qualidade Ambiental do Inea e da Secretaria de Estado de Defesa Civil.
Segundo Vinícius Azevedo, o trabalho entregue nesta quinta-feira foi apresentado em 2019. “Nós temos acompanhado esse projeto ao longo desses quatro anos e estamos muito felizes de entregá-lo oficialmente ao município. É uma iniciativa extremamente relevante porque nós estudamos toda a dinâmica de inundação dos principais rios, que são o Paraíba do Sul, o Barra Mansa, o Bananal e o Bocaina”, informou.
O secretário de Meio Ambiente disse que com a compreensão da questão, incluindo a população mais atingida e as áreas mais vulneráveis, duas das principais soluções encontradas foram os reservatórios que devem ser construídos para conter as cheias dos rios Barra Mansa e Bananal.
“Isso vai permitir amenizar os transtornos e tornar nossa cidade mais resiliente, respondendo melhor a eventos extremos, sobretudo os causados pelas mudanças climáticas. O evento de hoje representa a consagração com a entrega do projeto e o relatório síntese de tudo, para que possamos avançar e seguir para sua implementação”, disse.
Vinícius Azevedo também destacou as ações relacionadas à REURB (Regularização Fundiária Urbana), que possibilita a regularização de núcleos habitacionais que estão na informalidade – neste caso específico, a população que vive às margens dos rios Paraíba do Sul, Barra Mansa, Bananal e Bocaina. “O projeto foi bem completo e detalhado, incluindo simulação das áreas de inundação. Em alguns casos vamos ter que requalificar para evitar ocupações irregulares às margens de rios”, completou o secretário.
Deise Delfino, vice-presidente do Inea, expressou satisfação por participar da entrega do projeto. “É uma grande alegria o Inea, junto com o município, estar realizando esse evento. Parabenizo o secretário Vinícius pela gestão que está sendo feita no município, o que tem permitido uma grande parceria com a nossa equipe técnica. Destaco também a participação da Defesa Civil. Esse projeto representa um trabalho que nossa equipe vem desenvolvendo com muito empenho e dedicação desde 2019. Barra Mansa está sendo referência para outros municípios do estado”, afirmou Deise.
O diretor de Segurança Hídrica e Qualidade Ambiental do Inea, Cauê Bielschowsky, destacou a importância da parceria entre a Prefeitura de Barra Mansa e o Governo do Estado. “Agradeço ao prefeito Rodrigo Drable e ao nosso vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, por essa sinergia de esforços. O projeto basicamente consiste em um planejamento para fazer o controle das inundações, já que a cidade possui áreas urbanas que frequentemente são alagadas. Nosso objetivo é fazer com que o município se aproprie desse planejamento urbano e também do controle de enchentes. Isso é fundamental para que a população esteja protegida”, apontou Cauê.
O coordenador da Defesa Civil de Barra Mansa, João Vítor Ramos, pontuou a necessidade da atuação integrada do órgão com as equipes do Meio Ambiente. “O trabalho da Defesa Civil consiste em dar apoio à população e prestar o primeiro atendimento. No período de estiagem temos que trabalhar para que os danos sejam os menores possíveis durante as chuvas. Este projeto bem detalhado que está sendo apresentado hoje é de grande importância para nós, porque é um auxílio para as ações da Defesa Civil e, principalmente, para a população que está nessas áreas suscetíveis ao transbordo dos rios", pontuou João Vítor.
A vice-prefeita Fátima Lima agradeceu a todo empenho dos profissionais da área ambiental para a elaboração do projeto, sobretudo por contribuir para evitar danos no período mais chuvoso.
“Quando chega essa época do ano, nós ficamos em alerta e muito preocupados. Então, quando a gente vê um trabalho para cuidar da nossa população ser colocado em prática, eu fico muito feliz e agradecida a todos os envolvidos”, disse Fátima.
Ao final do evento, a Secretaria de Estado de Defesa Civil entregou à Prefeitura de Barra Mansa um certificado do ‘Construindo Cidades Resilientes 2030’, que é uma campanha das Organizações das Nações Unidas (ONU) com foco na redução dos impactos das tragédias ambientais.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.