Trabalho dos agentes evita a procriação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e ChikungunyaArquivo/CCS PMBM

Barra Mansa - A Secretaria de Saúde de Barra Mansa, através da Vigilância em Saúde Ambiental, continua atuando no combate aos mosquitos por meio de diversas ações, incluindo a visita diária dos agentes de combate às endemias em residências do município. Neste sábado (23), os profissionais estarão nos bairros Vista Alegre, Vila Ursulino, Centro, Ano Bom, Boa Sorte, Nova Esperança, Vila Maria, Nove de Abril e Paraíso, além dos distritos de Rialto e Antônio Rocha.
De acordo com a médica veterinária e supervisora técnica da Vigilância em Saúde Ambiental, Millena Borges, o trabalho realizado pelos agentes é de extrema importância para evitar a procriação da espécie Aedes aegypti, que pode transmitir diversas doenças, entre elas a dengue, a Chikungunya e a Zika. “Nós estaremos desenvolvendo essas ações no fim de semana para atingir as residências em que os moradores não são encontrados durante a semana por conta do trabalho. Além disso, no município há sítios, chácaras e outros imóveis que os moradores usam apenas em finais de semana, principalmente nas áreas rurais, então nosso objetivo é atingir esses locais”, explicou.
Ainda segundo a supervisora técnica da Vigilância em Saúde, a visita domiciliar procura eliminar quaisquer focos que contenham ou possam vir a ter larvas do inseto, além de orientar os moradores. “Quando nossos agentes verificam algum lugar com criadouro de mosquitos, nós damos um prazo de dez dias para que isso seja solucionado. Dependendo do caso, o próprio profissional elimina esse foco. Nossa equipe explica aos moradores com relação aos cuidados e detalha a campanha ‘10 minutos salvam vidas’, que se trata de tirar 10 minutos por semana para fazer a inspeção da casa e do quintal para a eliminação dos potenciais criadouros do mosquito”, apontou.
Outra ação realizada pela secretaria municipal de Saúde é a utilização do carro fumacê, que está percorrendo todos os bairros do município. Mesmo com todas as ações feitas pela Vigilância, é sempre importante lembrar que o morador precisa ter responsabilidade sobre seu quintal, descartando materiais que não sejam mais utilizáveis e tampando qualquer recipiente que possa acumular água.
As denúncias sobre residências e terrenos que apresentem condições favoráveis ao desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti podem ser feitas à Vigilância Ambiental pelo telefone: (24) 3512-0722.
Programação Fumacê:
Sexta-feira (22)
7h às 11h – Piteiras e Loteamento Chinês
13h às 15h – Ano Bom à Vista Alegre e adjacências
17h às 19h – Jardim Ponte Alta, Minerlândia, São Cristóvão e Morada da Granja
Sábado (23)
7 às 11h – Pombal, Primavera, Vila dos Remédios e Floriano
13h às 15h – Rialto e Perimetral
17h às 19h – Vale do Paraíba e Getúlio Vargas
Domingo (24)
7h às 11h – Jardim Boa Vista e Bairro de Fátima
13h às 15h – Boa Sorte, Campo do Tupi e adjacências
17h às 19h – Nove de Abril e São Carlos
Segunda-feira (25)
7h às 11h - Apóstolo Paulo, Estamparia e Apae
13h às 15h - São Judas e Jardim Alice
17h às 19h – Estrada da Grama (Canto Silva) e Vila Principal
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.