As ministras assinaram memorando de entendimento para parcerias no Turismo entre os dois paísesRoberto Castro/MTur

Madri - A assinatura de um memorando de entendimento para fortalecimento da parceria no campo do Turismo entre Brasil e Espanha foi destaque no primeiro dia da agenda da ministra do Turismo, Daniela Carneiro, em Madri, na Espanha, nesta sexta-feira (03/03). Da parte do governo espanhol, a ministra do Turismo, María Reyes, assinou o documento que prevê parceria para realização de iniciativas em diferentes campos do turismo em especial no que diz respeito aos Destinos Turísticos Inteligentes (DTI).
O documento renova e reafirma o compromisso entre as nações, uma vez que a Espanha é um importante parceiro do Ministério do Turismo brasileiro em diversas iniciativas, com quem possui atualmente vários instrumentos de cooperação firmados neste setor.
“Estou muito animada com essa parceria. O Turismo representa 12,2% do PIB da Espanha que já igualou a atividade turística aos níveis pré-pandemia, e acredito que o Brasil reúne todas as condições para promover um crescimento econômico consistente e ao nível de todo o seu potencial de mercado”, avaliou a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.
Para o embaixador do Brasil na Espanha, Orlando Leite, o fato de a ministra Daniela Carneiro ter sido a primeira ministra do governo Lula a visitar o país passa um importante recado. “A visita da ministra Daniela demonstra como a pauta do Turismo é uma prioridade para o governo Lula”, comentou.
Já a ministra da Indústria, Comércio e Turismo, María Reyes, colocou a Pasta à disposição do governo brasileiro para fortalecer o setor. “O Brasil é um país amigo e estamos aqui para ajudá-los. Saibam que a Espanha é um parceiro e amigo que pode ajudar no que for preciso”, afirmou.
INVESTIMENTOS - Pela manhã a ministra se reuniu, ao lado do secretário executivo da Pasta, Bento Nunes, na Embaixada do Brasil, com um grupo de investidores espanhóis para apresentar oportunidades de investimento no Brasil e ouvir também sobre os gargalos para a atração de investimentos estrangeiros.