A pré-conferência contou com a participação de profissionais de saúde e representantes da sociedade civil organizadaRafael Barreto / PMBR
O objetivo da pré-conferência é elaborar propostas e fornecer subsídios para a COMSAÚDE, visando o quadriênio 2023/2027. A pré-conferência conecta a área da saúde, gestores e prestadores de serviços do setor, Sociedade Civil organizada e usuários do Sistema Único de Saúde, na elaboração das diretrizes para o nível Estadual e Nacional da Saúde, cujo tema central é “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Flávio Gonçalves, a oportunidade é essencial para alinhar as necessidades da população. “É o momento de reforçar e aperfeiçoar um trabalho integrado entre todos os setores da Saúde”, frisou. “Vamos atuar em conjunto para ampliar os indicadores no município determinados pelo Ministério da Saúde e garantir um atendimento cada vez mais humanizado, acessível e modernizado”, concluiu Flávio.
Fortalecimento do SUS
O presidente do Fundo Municipal da Saúde, Carlos Andrade, destacou a importância do evento. “A pré-conferência reflete quatro anos de gestão em que lutamos para fortalecer o SUS, um dos pilares democráticos da saúde. Temos que entender a relevância dessa missão para aplicar o que temos de melhor na área”, ressaltou Carlos. “Todas as propostas relevantes são apresentadas nas conferências para serem encaminhadas ao Ministério da Saúde e aguardam os recursos que vão tirar essas conquistas do papel”, acrescentou o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Davi Calado.
Estiveram também presentes na cerimônia: o superintendente geral municipal de Saúde, Renan Carneiro, a conselheira municipal de Saúde de Magé, Marilene Formiga, o coordenador do Fórum de Conselho Municipal de Saúde da Metropolitana I, Miguel Jorge Gomes, a comissão organizadora composta pelos representantes dos usuários, Jandira Rosa e Enock Alves, o representante da Saúde, Reinaldo Alves, o representante gestor/filantrópico e público privado, Humberto dos Santos, membros da Sociedade Civil e profissionais da área.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.