Crianças dos CRAS Bom Pastor e Sargento Roncalli fizeram uma apresentação e emocionou os participante do seminário Jeovani Campos / PMBR

Belford Roxo - A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e a Secretaria de Educação (Semed) de Belford Roxo promoveram o Seminário “Erradicação do Trabalho Infantil - Um compromisso de Todos”. O evento, destinado aos trabalhadores de ambas secretarias, acadêmicos, pesquisadores e conselheiros tutelares, contou com vários palestrantes e apresentações culturais.
Entre os palestrantes, a juíza do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Joanna Darck com o tema: Competências, ações de Responsabilização e Proteção do TRT, relacionadas ao Trabalho Infantil e a representante da Coordenação Estadual do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (Sedsodh), a assessora técnica Sofia Ribeiro.
Os participantes foram recepcionados pelos secretários de Assistência Social e Educação, Diogo Bastos e Sheila Boeachat.
“Estamos conseguindo resgatar tanta coisa em Belford Roxo, em tão pouco tempo. O prefeito Canella nos dá condições de exercer e trabalhar para resgatar a dignidade dos moradores. Nós entendemos as famílias como elas são compostas e garantindo a elas o que lhes é de direito. Há um conceito errado de que quando se fala em Assistência Social, se remete ao sentido de ‘dar’. A Assistência Social não dá nada. A Assistência Social é uma política pública que visa assegurar direitos ao cidadão, e através do equipamento público ofertar os serviços de maneira continuada ininterrupta”, disse o secretário Diogo Bastos.
Ao lado da juíza Joana Darck e da secretária Sheila Boechat, o secretário Diogo bastos destacou a importância do seminário - Jeovani Campos / PMBR
Ao lado da juíza Joana Darck e da secretária Sheila Boechat, o secretário Diogo bastos destacou a importância do seminárioJeovani Campos / PMBR
Mês Nacional e Mundial de Combate ao Trabalho Infantil
Várias atividades lúdicas e de conscientização contra o trabalho infantil foram desenvolvidas na cidade junto à população e nas escolas com os alunos da rede municipal e seus responsáveis e nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
Diogo Bastos e Sheila Boechat com as crianças que participaram do seminário   - Jeovani Campos / PMBR
Diogo Bastos e Sheila Boechat com as crianças que participaram do seminário Jeovani Campos / PMBR
“Nós chegamos à conclusão com a nossa Orientação Pedagógica que valeria muito a pena investir nos profissionais de Educação. Esse tema não vai terminar agora no mês de Junho, ele é o nosso lidar todos os dias em nossas unidades escolares para buscarmos as ideias, que nós somos a rede de apoio para garantir os direitos das crianças e adolescentes. É muito importante termos esse olhar de carinho e gratidão da Educação com a Assistência Social”, afirmou a secretária de Educação, Sheila Boeachat.
Palestras
Crianças usuárias do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Cras dos Bairros, Bom Pastor e Sargento Roncalli, fizeram uma emocionante apresentação cultural com maestro e vários instrumentos musicais.
A primeira palestra foi ministrada pela secretária de Assistência Social de Nova Iguaçu, Elaine Medeiros, que destacou os assuntos: Conceito do Tema Trabalho Infantil, Uma Realidade que Precisa de Atenção e Proteção. “Nenhuma criança nasce para trabalhar. Toda infância roubada é uma violação de direitos”, destacou Elaine Medeiros.
Na sequência, a juíza do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-RJ), Joanna Darck, dissertou sobre ações relacionadas ao trabalho infantil no Estado. Os temas foram: “Competências da Justiça do Trabalho; Ações de Responsabilidades Proteção; Ações Promocionais e Articulação Insterinstitucional.
Secretária Sheila Boechat, juíza Joana Darck e secretário Diogo Bastos no seminário   - Jeovani Campos / PMBR
Secretária Sheila Boechat, juíza Joana Darck e secretário Diogo Bastos no seminário Jeovani Campos / PMBR
“Abrir novos espaços e acolher jovens e crianças nas escolas é trabalhar para evitar a exploração e covardia do trabalho fora do tempo”, assegurou a secretária de Educação de Belford Roxo, Sheila Boechat.