Belford Roxo - Moradores do bairro Parque São José e adjacências tiveram um final de semana cultural com o projeto “Curta na Praça – Municípios”. Na escola municipal Malvino José de Miranda foram exibidos filmes de curta-metragem explorando basicamente temas como racismo e bullying. Mais de 400 pessoas participaram do evento.
O secretário municipal de Cultura, André Carvalho, destacou que o evento superou as expectativas e acentuou que novas parcerias estão por vir.
“Muitas famílias estiveram na escola assistindo aos filmes. Isso mostra que estamos certos ao descentralizar a cultura para atender moradores de todos os bairros”, disse o secretário.
“Fiquei feliz em ver crianças e pais alegres com a exibição de filmes. O governo mostra que as Secretarias estão colocando em prática o trabalho intersetorial”, completou a secretária municipal de Educação, Sheila Boechat.
O secretário de Cultura, André Carvalho, ao lado da diretora Deise Maria (E) e da secretária de Educação Sheila Boechat (D)Jeovani Campos / PMBR
A iniciativa, encabeçada pela Secretaria de Cultura e Belford Roxo em uma parceria do Governo do Estado, é patrocinada pela Light, com a realização da Associação Caminho da Cultura.
Idealizadora do projeto Curta na Praça – Municípios e produtora do evento, JulianaTeixeira ficou muito feliz com a receptividade e destacou a oportunidade de as pessoas terem acesso a filmes. “Vi uma plateia maravilhosa com as famílias reunidas com várias gerações se ligando histórias dos filmes. Muitas dessas pessoas nunca foram ao cinema”, disse.
Idealizadora do projeto Curta na Praça, Juliana Teixeira, com o estudante Lucas CarvalhoJeovani Campos / PMBR
Desafios impostos
Atento à tela, Wesley Fernandes, 10 anos, gostou do curta “Meu nome é Maalum”, que conta a história de uma menina negra, criada em um lar rodeado de amor e de referências afrocentradas, se depara com os desafios impostos pelos discursos e práticas de uma sociedade racista.
“Qualquer tipo de preconceito é ruim. Gostei muito da mensagem do filme”, resumiu o garoto. Quem também gostou da exibição dos filmes foi Vanesca Sales, que estava com três filhas. “Precisamos de mais eventos assim”, argumentou ela, cuja filha Carolina ganhou uma caixa de bombom durante sorteio.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.