Belford Roxo - O projeto itinerante Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz, uma iniciativa que une ciência, cultura e diversão está no Ginásio da Igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro Santa Maria, com entrada franca. A programação reúne atividades interativas e educativas, exposições e experiências científicas voltadas para todas as idades. Neste sábado (12), o projeto estará aberto ao público geral, das 9h às 12h, no mesmo local, Avenida Estrela Branca, 346.
Sete escolas municipais já visitaram o projeto: Escola Municipal Arthur Araújo Lula da Silva, E.M. Deputado Oswaldo Lima, Casa da Criança Santa Tereza, CIEP Municipal Edival Gueiros Vidal, Creche Municipal Manoel da Silva Curty, C.M. Recanto Feliz e E.M. Tenente Mozart Pereira dos Santos.
Entre os destaques estão modelos anatômicos do corpo humano, microscópios e lupas para visualização de uma variedade grande de insetos e do mosquito transmissor da dengue, Aedes aegypti.
Os alunos despertaram a curiosidade e exploraram diversos equipamentos, como o microscópio Jeovani Campos / PMBR
“É uma iniciativa enriquecedora e de grande conhecimento para os nossos alunos da rede municipal de ensino”, destacou a secretária especial de Ensino, Fernanda Romero, que representou a secretária municipal de Educação, Sheila Boechat.
A secretária especial de Ensino, Fernanda Romero, com os alunos durante o projeto Ciência Móvel Jeovani Campos / PMBR
O módulo Água é Vida com a bancada de microscopia permite conhecer a biodiversidade de ambientes aquáticos e Viagens Cósmicas. As exposições “Rios Brasileiros” e “Parto e Nascimento no Brasil” também integram o roteiro.
“Deu um pouco de medo de girar no Girotec, mas depois que relaxei, foi muito legal a sensação. O projeto é sensacional”, afirmou Júlia Vasconcelos, de 17 anos, aluna do CIEP 178 João Saldanha (Sargento Roncalli), que aproveitou para se divertir no Giroscópio Humano.
Os alunos mostraram curiosidade e aproveitaram para fazer diversas perguntas Jeovani Campos / PMBR
Outras unidades municipais estarão tendo a oportunidade de apreciar o projeto Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz nestas quinta e sexta-feira. O espaço é gratuito e classificação livre.
A realização do projeto é do Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura de Belford Roxo, por meio das secretarias municipais de Turismo e Eventos e Educação. A gestão cultural é da Sociedade de Promoção Sociocultural da Fiocruz. O projeto conta com o patrocínio das empresas Toyota, Trident, Sanofi, Santos Brasil e Abbott, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.