Belford Roxo - O secretário municipal de Assistência Social e Cidadania de Belford Roxo, Diogo Bastos, integrante do Colegiado Estadual dos Municípios de Assistência Social (Coegemas) tem participado, a convite, como palestrante em várias conferências de municípios do interior do Estado do Rio de Janeiro, abordando os 20 anos do SUAS.
Na ocasião, cidades de todo o país se mobilizam para discutir e planejar prioridades ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que será aplicado junto à população. O evento envolve a sociedade civil, representantes do governo, profissionais da área, técnicos, trabalhadores e usuários do SUAS.
“O Sistema foi instituído em 2005 para realizar políticas públicas na garantia de direitos e atender as pessoas de forma correta, humanamente. E a gente vem caminhando há 20 anos falando da mesma coisa. Mas infelizmente, ainda esbarramos com uma política de direitos que tem o sinônimo de dar: dar óculos, cesta básica, cadeira de rodas. Assistência Social não dá nada. Assistência articula política pública para garantir ao cidadão o que já é dele. A gente precisa ser reconhecido como uma política pública republicana, que não damos nada, ou seja: garantimos direitos”, assegura em suas palestras, Diogo Bastos, formado em Administração Pública e Assistência Social.
Diogo Bastos disse que o sistema foi instituído em 2005 para realizar políticas públicas na garantia de direitosArquivo/Semasc
No início do mês, Diogo, através de sua equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, comandou a 14ª Conferência Municipal de Belford Roxo, que teve o tema: 20 Anos de SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência. Cerca de 1.500 pessoas participaram do evento.
Diogo já esteve palestrando nas conferências municipais de Assistência Social de diversas cidades. No próximo dia 17 a palestra será em Rio das Flores. “Sou secretário e faço parte de um governo voltado para os interesses da população. Sou apaixonado pelo SUAS e é o que escolhi para a minha vida. Defender a sua causa e suas propostas, será sempre um prazer”, afirmou Diogo.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.