Belford Roxo - Um macaco-prego e uma cobra jiboia foram capturados pelo Corpo de Bombeiros, nos bairros Areia Branca e Heliópolis, pelo Destacamento de Bombeiro Militar (2/4 DBM), do Parque São Bernardo, em Belford Roxo.
O macaco-prego foi capturado após invadir e destruir alguns objetos em uma residência na Rua llana, 202, próximo à feira que acontece todos os domingos. Existe a possibilidade do primata ser vítima de comércio ilegal de animais na região.
O macaco-prego foi capturado após invadir e destruir alguns objetos em uma residência Jeovani Campos / PMBR
A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal foi acionada e realizou o transporte em jaula do macaco-prego, a princípio do gênero sapajus nigritus, para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Ibama, no município de Seropédica.
“O animal será direcionado para CETAS para uma avaliação completa com veterinários, e depois fazer a reinserção no seu habitat natural. Essa parceria com o Corpo de Bombeiros é muito importante. Damos esse suporte de orientação, a Secretaria de Proteção Animal é mais voltada para animais domésticos. Para os animais selvagens, nesses casos, nós damos essas orientações para onde esses animais devem ser levados, após sua remoção, quando aparecem em áreas urbanas e residenciais, para serem colocados de volta na natureza em ambientes naturais”, destacou a subsecretária municipal de Proteção Animal, Jessica Caputo.
A jiboia foi capturada às margens do Rio Botas, na altura do bairro Heliópolis. Os militares acreditam que o réptil tenha sido deslocado pelo rio, depois das fortes chuvas que caíram no município na última sexta-feira (25/07). O animal foi devolvido ao seu habitat natural em uma área de preservação na altura da Bayer.
Os bombeiros militares resgataram uma jiboia às margens do Rio Botas, na altura do bairro HeliópolisJeovani Campos / PMBR
“Importante essa parceria com a Secretaria Municipal de Proteção Animal para que possamos ter o destino correto dos animais e tirar o perigo de perto da população que nos aciona para o resgate”, disse o cabo bombeiro militar Márcio Moura que atua no DBM de Belford Roxo.
Todas as ações contaram com a parceria da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal. O número do Corpo de Bombeiros é 193.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.