O secretário Diogo Bastos destacou que a Secretaria trabalha sempre pela igualdade socialDivulgação
Belford Roxo promove evento sobre Consciência Negra
A cerimônia e as atrações ficaram por conta do Departamento Municipal de Igualdade Racial e Ética
Belford Roxo - O Dia da Consciência Negra recebeu destaque na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), em Belford Roxo. A cerimônia e as atrações ficaram por conta do Departamento Municipal de Igualdade Racial e Ética, que funciona no Complexo da Cidadania, na Rua Floripes Rocha, 38, em cima do Restaurante do Povo.
“O evento resgata a cultura e tudo que a população negra representa na construção do nosso país”, disse o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Diogo Bastos.
Diogo ressaltou a instalação do Complexo da Cidadania, como o primeiro projeto da Semasc, executado imediatamente pelo prefeito Márcio Canella, no início do governo.
“Lá, trabalhamos pela igualdade social. Há núcleos que desenvolvem atendimentos diretos para o público LGBT, às vítimas de intolerância religiosa (Navir), às famílias de desaparecidos e documentação (Nafadd), Programa Empoderadas, apoio para sub-registro civil e o Departamento de Igualdade Racial e Ética. Trabalhamos com sujeito de direito que tem direito de acesso à vida pública”, afirmou o secretário.
O evento teve como destaque a palestra da fundadora e gestora da Organização Não Governamental, Sim, Eu Sou do Meio, Débora Silva. Também cofundadora do Fórum Estadual do Cuidador- RJ e da Baixada Que Importa, Débora palestrou sobre Empreendedorismo Negro e citou vários serviços oferecidos em sua Ong.
Segundo Débora, a população negra é predominante na Baixada Fluminense, chegando ao índice de 70%. Já Raquel Silva dos Santos, representante da Secretaria Municipal de Saúde, falou sobre a implementação do tema: “Saúde Sem Racismo”, do Governo Federal.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.