Festival terá espetáculos teatrais, lançamentos literários, saraus, oficinas e grandes atrações para todas as idadesDivulgação

O universo da literatura, da arte e da cultura continua movimentando a Região Serrana com o Festival Literário Energia para Ler, que chega a Bom Jardim entre os dias 2 e 4 de setembro, após passar por Petrópolis. Com uma programação gratuita e diversificada, o Pátio do Galpão Cultural Margaret de Jesus será palco de atrações para todas as idades, reunindo artistas locais e nomes de destaque nacional, como a ex-ginasta Daniele Hypólito, além de espetáculos teatrais, saraus, simpósios, oficinas culturais e uma biblioteca com mais de 5 mil títulos literários disponíveis a preço de custo.
“Foi emocionante ver a resposta do público em Petrópolis. As praças cheias, crianças encantadas com a programação e professores participando ativamente mostraram que o Energia para Ler cumpre o seu papel: despertar o gosto pela leitura e democratizar o acesso à cultura. Agora, em Bom Jardim, nossa expectativa é ainda maior. Preparamos uma programação excelente, que vai reunir espetáculos teatrais, lançamentos literários, saraus, oficinas e grandes atrações para todas as idades. Queremos que cada morador viva dias inesquecíveis, reforçando o valor da leitura, da arte e da cultura como ferramentas de transformação social”, destaca a produtora Cristina Bastos.
No primeiro dia, logo pela manhã, o público infantil poderá aproveitar atividades lúdicas e musicais, como os projetos Energia para Despertar e Energia para Brincar, além da apresentação Brinquedos Cantados e do espetáculo teatral Leilão de Jardim. Ainda no primeiro turno, haverá o momento “Bom mesmo é ser criança”, o lançamento do livro O Rebuliço do Bicho Esquisito e o Sarau Literário O Bom Perfume das Palavras. Durante a tarde, novas atrações infantis prometem encantar a criançada, com destaque para a peça Fábula – O Leão e o Ratinho. O dia será encerrado com o Happy Hour Luzes da Cidade, comandado por Wilson Bongard, e com o Simpósio de Cultura e Educação, ministrado por Flávio Valadares e Rodrigo Lobo, que nesta cidade prestará homenagem à patrona professora Maria Eugênia Thomaz Figueira.
A programação do segundo dia promete encantar, especialmente as crianças, com espetáculos e atividades interativas: o teatro “As Aventuras de Moana”, a apresentação do musical “Agitação”, que traz sucessos conhecidos ao palco, além de oficina de carimbó, apresentação cultural com o grupo Olodum Sementes do Bem e o Happy Hour com o cantor Tom Barcelos.
“A programação para a criançada é sempre pensada na formação do leitor e no despertar do gosto pela leitura desde cedo. Trabalhamos de forma lúdica para estimular a imaginação e trazer personagens conhecidos, especialmente em regiões onde muitas crianças não têm acesso a esse tipo de espetáculo”, destaca Tia Letícia Prado, contadora de histórias e CEO da Agitação Festas, responsável pela programação infantil.
O encerramento, no dia 4, terá participação especial de escolas municipais, César Monteiro e Clirton Rego Cabral, bate-papo sobre esporte e juventude com Daniele Hypólito, apresentação de ginástica rítmica do EIDUC – Espaço Integrado de Educação e Cultura Cooperativa de Trabalho Educacional, além de oficinas de capoeira e dança de salão. A festa será finalizada com o show do cantor, compositor e professor de música Gabriel Sefer.
O movimento é uma realização da Motivos Produções, com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e da Enel. Nos últimos quatro anos, o festival já percorreu 35 cidades. Em 2025, já passou por São José de Ubá, Carmo e Petrópolis. Bom Jardim será o 39º município a receber o evento, que seguirá ainda por São Sebastião do Alto (23 a 25/09), Duas Barras (30/09 a 2/10), Santa Maria Madalena (7 a 9/10), Cachoeiras de Macacu (21 a 23/10), Conceição de Macabu (29 a 31/10) e Carapebus (5 a 7/11).
“O Festival Energia para Ler demonstra a relevância da cultura e da formação de leitores para a Enel. Para a companhia, participar dessa iniciativa é fortalecer laços com a comunidade e incentivar o acesso democrático à leitura e às artes, especialmente para crianças e jovens. Acreditamos que investir em conhecimento é apostar no futuro e na coletividade”, disse Hélio Muniz, diretor de Comunicação da Enel no Brasil.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.