A população é orientada sobre o cronograma deste início de semana, que será aberto nesta terça-feira Foto Ilustração/Ascom
De acordo com os últimos índices, o quadro está sob controle no município, com quedas significativas de internações, a partir do ano passado, em todas as faixas de idades; a vacinação é apontada como a principal responsável, além das demais medidas preventivas.
O governo municipal tem procurado seguir à risca recomendações do Ministério da Saúde e disponibilizado vacinas de forma facilitada. A programação é divulgada semanalmente, incluindo as doses de reforço; o cronograma deste início de semana será aberto nesta terça-feira (02).
Estarão disponíveis: primeira dose (D1) para todas as pessoas com cinco anos de idade ou mais; segunda dose (D2) infantil - Coronavac, 28 dias após a primeira (D1); Pfizer, dois meses após a primeira (D1). Segunda dose (D2) adulto – AstraZeneca, dois meses após a primeira (D1); Pfizer, 21 dias após a primeira (D1); Janssen, dois meses após a aplicação da primeira (D1); CoronaVac, 28 dias após a aplicação da primeira (D1).
A terceira dose (R1) estará liberada para todos (12 anos ou mais) quatro meses após aplicação da segunda (D2); Janssen reforço 2 (R2), quatro meses após a aplicação da segunda (D2). Já a quarta dose (R2) será aplicada quatro meses após a terceira dose em pessoas com 18 anos ou mais; trabalhadores da Saúde.
Para imunossuprimidos a dose adicional estará disponível para todos (12 anos ou mais), dois meses após a aplicação da segunda (D2); reforço 1, todos, quatro meses após a aplicação da adicional; reforço 2 (pessoas acima de 40 anos), quatro meses após a aplicação do reforço 1.
A recomendação é que pacientes imunossuprimidos apresentem laudo médico que comprove o quadro de alto grau de imunossupressão. Quanto à vacina bivalente, será aplicada em quem tem 18 anos e mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência e quem trabalha nestes lugares; imunocomprometidas, acima dos 12 anos de idade; pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos; gestantes e puérperas; trabalhadores da Saúde; pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, com intervalo mínimo de quatro meses da última dose.
A Secretaria de Saúde, através da Assessoria de Comunicação (Ascom), orienta que o serviço de imunização atende das 7h às 16h na Sala de Vacina (Rua Philomena Cyrillo, 50, Centro, atrás do posto da Polícia Civil) e é obrigatória a apresentação dos seguintes documentos: Cartão de vacina; Identidade; CPF; Cartão Nacional do SUS (se tiver); Comprovante de residência.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.