Tradicional na região noroeste fluminense, a 14 de Julho recebeu inúmeras homenagens Foto Ascom/Divulgação
Com sede no distrito de Rosal, a corporação recebeu diversas homenagens, no último dia 14, envolvendo as bandas Santa Cecília, de Guaçuí (Espírito Santo) e Esperança, de Laje do Muriaé (RJ). As duas, juntamente com a aniversariante, desfilaram pelas ruas de Rosal.
Após a apresentação, foi exibido um documentário contando a história da Lira. Em seguida, cada banda se apresentou individualmente e a festa foi encerrada com show do cantor e violonista João Caetano Vargas.
A Corporação Musical Lira 14 de Julho é considerada um dos maiores orgulhos do distrito de Rosal. É regida pelo maestro Fely Tinoco de Oliveira e alguns dos componentes não mais residem em Bom Jesus, mas se apresentam sempre quando são requisitados.
A banda faz parte do patrimônio histórico-cultural da região noroeste do Estado do Rio de Janeiro e tem a trajetória marcada pela dedicação na formação de músicos em um processo de integração social; a sobrevivência acontece por meio de contribuições de admiradores e trabalho voluntário dos professores e maestros.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.