Considerado um símbolo cultural brasileiro, o café e uma referência na agricultura regional Foto Cidennf/Divulgação

Bom Jesus do Itabapoana – Durante a 60ª Expocavil, o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) realiza, dia 12 de agosto, a 2ª Mostra de Cafés Especiais em Bom Jesus do Itabapoana (RJ).
Em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio) e o governo municipal, o evento reunirá cafeicultores do Noroeste Fluminense para mostrar a variedade e a qualidade dos cafés produzidos na região. Os interessados em participar têm até sexta-feira (28) para se inscrever.
Entre as exigências está ser produtor de café com propriedade sediada no município de Bom Jesus, podendo inscrever uma amostra por CPF, seja de café natural ou de café processado por via úmida, referente à safra 2023.
Segundo o secretário executivo do Cidennf, Vinicius Viana, as amostras deverão estar devidamente identificadas e acompanhadas da ficha de inscrição preenchida, podendo ser entregue no Escritório Local da Emater-Rio de Bom Jesus do Itabapoana, localizado na Rua Francisco Borges Sobrinho, 151, Centro, no horário das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
- O espaço oferecido pela mostra possibilita a transmissão de conhecimentos sobre a produção, além de despertar a curiosidade e o interesse dos consumidores. Com o café como um símbolo cultural brasileiro e uma referência na agricultura local, o evento promete promover a excelência na produção e fortalecer ainda mais a importância da cafeicultura no Noroeste Fluminense – destaca Viana.
O secretário detalha que a mostra será realizada em duas etapas: “Na primeira, os jurados realizarão a avaliação sensorial e seleção dos 10 melhores cafés, cujo resultado será divulgado no dia oito de agosto; na segunda, a cerimônia de divulgação do resultado da mostra ocorrerá no dia 12 de agosto, às 15h, durante a 60ª Expocavil, onde os 10 cafés finalistas serão ranqueados”.
PREMIAÇÕES - Dos dez finalistas, os cinco melhores serão apresentados ao público para degustação e votação popular, e premiados os três primeiros colocados da análise técnica e o vencedor da votação popular. Na avaliação de Luiza Junger, supervisora local da Emater-Rio, a mostra tem impacto significativo na economia, no turismo, na cultura e na qualidade de vida da região.
- Este evento representa uma oportunidade para impulsionar a economia, promover a cultura local e elevar a qualidade da produção cafeeira no município. Valorizar e apoiar tais iniciativas são fundamentais para fortalecer a indústria cafeeira local e consolidar a reputação do município como um destino de café especial, enriquecendo a experiência tanto para produtores quanto para consumidores – enfatiza Junger.
O evento conta com apoio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)-RJ; Instituto Federal Fluminense (IFF) campus-Bom Jesus; e Associação dos Produtores de Cafés Especiais do Alto Noroeste do Rio de Janeiro (Acean-RJ). O regulamento pode ser acessado no site do Cidennf.