A secretária de Educação de Bom Jesus do Itabapoana (RJ), Mônica Boechat AmilAscom

Bom Jesus do Itabapoana – “A aprendizagem deve vir em primeiro lugar; desde a educação Infantil até a conclusão do ensino fundamental”, defendeu a secretária de Educação de Bom Jesus do Itabapoana (RJ), Mônica Boechat Amil, na abertura de palestra proferida pelo consultor Paulo Magri, de Novo Horizonte (São Paulo), na última segunda-feira (31).

O evento reuniu professores, diretores e orientadores pedagógicos que trabalham com alunos do primeiro ao nono ano do ensino fundamental, além de secretários de municípios dos Estados do Rio e do Espírito Santo que compareceram e foram presenteados por Mônica Boechat com lembranças de Bom Jesus.

O prefeito Paulo Sergio Cyrillo exemplificou que, assim como para construir um prédio é preciso uma base sólida, na educação de uma criança também é preciso desa solidez de base. “Não vamos formar apenas profissionais, mas cidadãos que vão construir a sociedade conosco. O que queremos? Acho que esse questionamento está na cabeça de vocês diariamente, sempre buscando entregar o melhor de si em sala de aula”.

Cyrillo pontuou os investimentos feitos no setor, como reformas em escolas e projetos em parceria com o governo do estado, ressaltando o empenho dos professores “que saem de casa cedo para se dedicar a crianças que não fazem parte de seu círculo, mas que recebem o mesmo amor e carinho que suas famílias”.
A “educação em foco” foi o tema abordado por Paulo Magri, que durante 19 anos foi secretário municipal de Educação. “Os governos podem investir o maior dinheiro do mundo em saúde ou obras, por exemplo, mas se a educação estiver mal a cidade, o estado ou o país não vai crescer", destacou o palestrante.

"A educação muda pessoas e destinos; por isso, temos que entender que, quem mais precisa de educação de qualidade é a criança pobre, e elas estudam onde? Na escola pública. Toda criança que entra na escola é uma pedra preciosa, independentemente de onde ela venha", concluiu.