Paróquia Senhor Bom Jesus Crucificado é um templo católico neogótico inaugurado em 1992 Foto Ascom/Divulgação

Bom Jesus do Itabapoana – Classificada como “a maior festa de agosto de todos os tempos – 2023”, a do Senhor Bom Jesus Crucificado, padroeiro de Bom Jesus do Itabapoana (RJ) acontece até o dia 15, aniversário da cidade. A programação da primeira semana foi iniciada na manhã desta sexta-feira (04), com o projeto Agente Mirim a exposição fotográfica Amazônia do Presente e do Futuro.
O festejo segue com apresentação do grupo musical Amantes da Arte e a solenidade de abertura oficial com dois shows - Daniel Monerat e Grupo Dibobeira. Neste sábado, haverá Ciência na Praça, apresentação da Corporação Musical Lira 14 de Julho e show com Frejat.
Para domingo (06) está programada procissão do dia do Padroeiro, da Paróquia Nossa Senhora à Paróquia Senhor Bom Jesus; missa; apresentação musical da Lira da esperança de Lages do Muriaé; e show com Biquíni Cavado. A programação está concentrada na Praça Governador Portela e será retomada na segunda-feira
A Festa de Agosto de Bom Jesus do Itabapoana acontece desde 1948; é uma das mais tradicionais do Noroeste Fluminense, com destaque no mapa turístico do interior do Estado. O evento é realizado paralelo à Expocavil, feira agropecuária lançada em 1950.
Durante as duas semanas do evento em homenagem ao padroeiro, artistas plásticos, fotógrafos, escritores, poetas e músicos têm a oportunidade de apresentar seus trabalhos. De acordo com a Assessoria de Comunicação (Ascom) da prefeitura, no período, a festa contribui para grande movimento no Parque de Exposições da Cavil, na entrada da cidade.
Sobre a Igreja Pessoal Senhor Bom Jesus Crucificado e do Imaculado Coração de Maria (conhecido popularmente como Igreja do Abrigo), a Ascom resume que “é um templo católico neogótico inaugurado em 1992”, que possui mais de dez capelas, um asilo e três escolas.
“Encontra-se em frente ao Abrigo dos Idosos José Lima, criado em 1970 pelo padre Francisco Apoliano”, acentua a Ascom concluindo: “A igreja começou a ser construída, pois a Capela do Abrigo não comportava o número de fiéis; é a maior igreja da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, com 60m de altura e 15,7m de comprimento e capacidade de 800 pessoas sentadas”.