Durante o evento, os alunos participaram de jogos de memória e várias outras atividades Foto Ascom/Divulgação

Bom Jesus do Itabapoana - Ressaltando a importância de hábitos que exercitam a mente, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Bom Jesus do Itabapoana (RJ) iniciou uma série atividades resumidas no tema "Vivências da Enfermagem integradas à comunidade", envolvendo alunos da rede municipal.
Realizado por meio da Coordenação da Educação de Jovens e Adultos (EJA, em parceria com o curso de Enfermagem da Faculdade Metropolitana São Carlos (Famesc), o evento reuniu, na última segunda-feira (25), alunos da Escola Municipal Francisco B. de Oliveira.
De forma didática, foi repassado aos participantes que a saúde mental está relacionada “à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções”.
Um dos exemplos apontados é a importância da pessoa procurar estar bem com ela mesma, com os outros e aceitar as exigências da vida. Quanto ao tratamento sugerido, envolve alimentação saudável, terapia adequada, exercícios físicos e sono equilibrado, entre outras observações.
Representaram a EJA no desenvolvimento das ações, os estudantes Luzia Gomes Freire (Mutum), Iracema Seródio Boechat (Pirapetinga) e Luiz Tito de Almeida (Rosal). As palestras foram ministradas pela professora Lara Pereira.
Participaram também alunos da disciplina Conscientização das Atividades dos Idosos, do segundo período de Enfermagem da Famesc. A iniciativa visa proporcionar aos alunos oportunidade de conhecer um pouco mais sobre saúde mental. Ainda não tem cronograma pontuando outras escolas definido.