O objetivo do passeio foi mostrar como as atividades ao ar livre fazem bem ao corpo e à mente Foto Ascom/Divulgação

Bom Jesus do Itabapoana – Campanha lançada no Brasil em 2015, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o suicídio, a Setembro Amarelo aconteceu de forma bastante didática em Bom Jesus do Itabapoana. Mas, ações da mesma linha são desenvolvidas pela Secretaria de Saúde, por meio da Coordenação em Saúde Mental, durante o ano.
Segundo a Assessoria de Comunicação (Ascom) do govern municipal, no mês, aconteceram atividades com focos em alertas de que suicídio é um problema de saúde pública complexo que demanda ações urgentes no cuidado e prevenção. Uma das atividades envolveu assistidos pelos Centros de Atenção Psicossocial Caps).
A programação foi cumprida na última sexta-feira (29), penúltimo dia da campanha, em passeio no Lago José das Neves (Laguinho). A Ascom explica que a equipe da saúde mental fez um piquenique com os usuários, com o propósito de mostrar como as atividades ao ar livre fazem bem ao corpo e à mente.
Desde 2003, 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, o que motivou a escolha do mês para a campanha porque, cujo símbolo inclui o laço amarelo; as ações começaram a ser organizadas em 2014, pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM).
O tema deste ano é “Se precisar, peça ajuda!”. A Ascom explica que, independente da campanha, Bom Jesus desenvolve ações o ano inteiro na mesma linha, realizando rodas de conversas nos Caps e Centros de Referência da Assistência Social (Cras), além de visitas às famílias assistidas e de palestras nas escolas.
VACINAÇÃO - Outra prioridade da Secretaria de Saúde tem sido a vacinação contra a Covid-19, cujo cronograma é divulgado semanalmente. De acordo com a Ascom, em postagem nesta terça-feira (03), estão disponíveis a primeira dose para todas as pessoas com cinco anos de idade ou mais; segunda infantil de Coronavac, 28 dias após a primeira dose; Pfizer, dois meses após a primeira.
Também estão sendo aplicadas a segunda dose adulto de AstraZeneca, dois meses após a primeira; Pfizer, 21 dias após a primeira; Janssen, dois meses após a aplicação da primeira; CoronaVac, 28 dias após a primeira dose. A terceira está disponível para todos (12 anos ou mais) quatro meses após aplicação da segunda dose. Todos os detalhes estão no portal da prefeitura.
Os atendimentos para vacinação são feitos, das 7h às 16h, na Sala de Vacina da Secretaria de Saúde (Rua Philomena Cyrillo, 50, Centro da cidade). Para ser vacinado é necessário apresentar cartão de vacina; identidade; CPF; Cartão Nacional do SUS (se tiver); e comprovante de residência.