Belém - Após quase 12 horas, terminou, na manhã desta segunda-feira, uma rebelião no Centro de Recuperação Penitenciário do Pará II, em Santa Izabel do Pará, município no nordeste do Estado. O motim começou na tarde desse domingo, após a visita, no momento em que os presos voltavam para suas celas. Dois agentes penitenciários foram feitos reféns.

Os rebelados reclamavam da superlotação do local e reivindicavam a presença de dum juiz que pudesse chegar a um acordo e liberar os reféns. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, a liberação dos agentes aconteceu após a negociação do magistrado João Augusto da Vara de Execuções Penais da Região Metropolitana de Belém, garantir a revisão processual dos internos e um atestado de pena a cumprir.

Ainda de acordo com a secretaria, a rebelião foi motivada pelo reforço da vigilância na casa penal, depois que dois planos de fuga serem descobertos no último final de semana. O governo estadual, informou, ainda, que a unidade penal passará por revista durante toda a manhã desta segunda-feira com o apoio da Polícia Militar.