Por gabriela.mattos

Brasília - O deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, dono do Partido Solidariedade, conseguiu arrancar do presidente Michel Temer a garantia da recriação do Ministério do Desenvolvimento Agrário – hoje com status de secretaria. Mas não haverá só reforma agrária – outro compromisso fechado. Paulinho quer enterrar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, que muitos anos foi bancado pelo PT. Agora, Paulinho vai criar o braço no campo da Força Sindical, a Força Rural, para se contrapor ao MST, e com verba de fazer boi correr feliz no pasto.

Zé da Força

O ministro do MDA, que também controlará o Incra, responsável pelos assentamentos, será o deputado Zé Silva (SD-MG). Em 2015, Dilma não assinou desapropriações.

Abre-porteira

Zé Silva vai tocar a reforma agrária e tem aval no orçamento para assinar dezenas de assentamentos – mas o MST terá de recadastrar todos, que passarão por investigação.

Encrenca federal

O projeto de lei 5864/16 na Câmara rachou categorias da Receita Federal. Cria um bônus para auditores, mas prejudica os fiscais, segundo a Anfip, associação desta classe.

House of Feliciano na PGR

A deputada Érika Kokay (PT-DF) capitaneou grupo que visitou o PGR Rodrigo Janot e questionar por que o órgão ainda não pediu ao STF abertura de inquérito para investigar o deputado Marco Feliciano (PSC-SP) pelas denúncias de Patrícia Lélis.

.. Lélisgate em SP

Patrícia se complicou em SP com a Polícia ao tentar extorquir o chefe de gabinete de Feliciano pelo seu silêncio. A Coluna deu em primeira mão a denúncia da garota e o áudio que compromete o parlamentar, e também fomos os primeiros a denunciar a mulher com as provas da extorsão.

Sem respostas

O indiciamento de Patrícia em SP não impede Feliciano de ser investigado em Brasília, dizem as 22 deputadas que denunciaram ao PGR. Querem saber, por exemplo, porque a Câmara não tem mais as imagens do prédio do deputado; e por que ele pagaria até R$ 300 mil à mulher se não há nada a temer. Entre muitos outros pontos.

Turismo em alta

A atuação do ministro interino do Turismo, Alberto Alves, tem agradado a cúpula do Governo. Com o sucesso da Olimpíada e da Casa Brasil, uma das principais iniciativas do Ministério do Turismo nos Jogos, o ministro recebeu elogios do Planalto.

Livro de visitas

Aliás, até ontem, haviam passado pela Casa Brasil, no Porto Maravilha, mais de 270 mil turistas de todo o mundo para visitar exposições e curtir as atividades interativas.

Brasil-Turquia

O comando militar acompanha de longe, mas com atenção, o cenário turco. O Centro de Estudos Estratégicos do Exército realiza hoje o 5º encontro temático – ‘A crise político-militar na Turquia’, com palestras de altos oficiais.

Bomba no tanque

A operação De Olho na Bomba, da Secretaria de Fazenda de São Paulo, completa 11 anos com o incrível número de cassações das atividades de 1.126 postos. Mas sofreu duro baque ao ser suspenso em julho por liminar concedida ao Sindicato dos Agentes Fiscais. O motorista em SP não sabe agora onde encontrar gasolina de qualidade.

Tabelinha do bem

As Secretarias de Educação e de Esporte, Lazer e Juventude do Governo do Rio batem um bolão. Aliadas ao Comitê Rio 2016, vão levar 15 mil alunos da rede estadual para assistir aos Jogos Paralímpicos até dia 18 de setembro.

Mestres..

O relator do processo de impeachment, senador Anastasia (PSDB-MG), será professor na 3ª edição de um curso de gestão criado pelo Instituto Brasiliense de Direito Público – que tem ligações com o ministro do STF e presidente do TSE, Gilmar Mendes.

.. da gestão

O curso ‘Administração Pública para o Ensino Médio’ terá o próprio Mendes como um dos professores. É gratuito, para a garotada que fará vestibular. Vale lembrar que Anastasia é craque. Mas deixou MG com bilhões em dívidas com bancos internacionais.

Parceria$

Aliás, o IDP está fechando parcerias milionárias com governos de Estados para cursos extras, como em Goiás e Mato Grosso – terra do ministro.

?Coluna de Leandro Mazzini

Você pode gostar