Moreira Franco foi preso nesta quinta-feira - Alexandre Brum/Agência o dia
Moreira Franco foi preso nesta quinta-feiraAlexandre Brum/Agência o dia
Por O Dia

Rio - O ex-ministro Moreira Franco e o aliado de Temer João Baptista Lima, o coronel Lima, ficarão isolados do convívio dos demais detentos por uma semana se continuarem presos na Unidade Prisional da PMERJ (UP/PMERJ), em Niterói, Região Metropolitana do Rio. A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que a adota o regime militar na rotina dos presos, sejam eles da Corporação (a quase totalidade) ou civis.

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) recebeu na tarde desta sexta-feira os pedidos de Habeas Corpus dos dois presos, que serão julgados pelo relator, desembargador federal Ivan Athie. O mesmo que apreciará o pedido feito pela defesa de Temer. 

Assim que ingressam na unidade, os detentos passam por uma avaliação feita por diversos profissionais, como médico, psicólogo e dentista, e recebem atendimento do serviço de assistência religiosa. Tais procedimentos são feitos, em média, no prazo de uma semana dependendo das demandas da unidade. Após essa etapa, o preso está liberado para o convívio com os demais internos.

Todos os detentos são obrigados a utilizar o uniforme da corporação, participam de formaturas diante da Bandeira Nacional, às sextas-feiras nos horários de 8h, e também antes de ingressar no rancho para as refeições. É exigido ainda corte de cabelo e de barba dentro do padrão militar. A alimentação é fornecida pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).

O governador Pezão está preso na unidade prisional da PMERJ em Niterói desde 29 de novembro - Reprodução / TV Globo

Os dois presos na "Operação Descontaminação", no âmbito da Lava Jato do Rio, deram entrada na noite de quinta-feira na Unidade Prisional da PMERJ e estão inseridos na rotina de refeições da unidade.

Os aliados de Temer presos na quinta-feira estão na mesma unidade em que o ex-governador Pezão cumpre pena.

Inicialmente, o ex-presidente Michel Temer também iria para lá, mas a pedido da defesa, ele está em uma sala da Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro. 

O ex-presidente está preso em uma sala da corregedoria, no terceiro andar do prédio. De acordo com o site G1, é uma das poucas salas da sede da PF no Rio que tem banheiro privativo. A sala, de 20 metros quadrados, tem frigobar e ar condicionado. Uma televisão será instalada no local.

Ainda segundo o site, o ex-presidente teria recusado o jantar na noite de quinta-feira, informando os agentes de que estaria sem fome. Temer recebeu a visita do ex-ministro da Secretaria de Governo e aliado Carlos Marun, que descreveu o amigo como um 'homem triste, aguardando que a decisão seja revertida'.

Você pode gostar
Comentários