Pai de piloto nega versão de carona e diz que Gabriel Diniz pagaria R$ 4 mil por voo

O avião monomotor que caiu em área de manguezal de Estância, no Sul de Sergipe, pertencia ao Aeroclube de Alagoas, do qual o piloto e o copiloto eram diretores. Gabriel seguia para Maceió, onde se encontraria com a namorada

Por Maria Luisa de Melo

Avião monomotor caiu em manguezal em Sergipe
Avião monomotor caiu em manguezal em Sergipe -
João Pessoa - O pai do piloto Gabriel Abraão Farias, uma das vítimas da queda do avião que transportava o piloto Gabriel Diniz disse que o cantor pagaria R$ 4 mil pelo voo. Em entrevista à TV Gazeta, na terça-feira, Erivaldo Farias declarou que o voo fretado para viagens de ida e volta entre Maceió e Salvador seria pago pelo músico. A aeronave caiu em Sergipe, quando voava de Salvador, na Bahia, para Maceió, em Alagoas. O copiloto Linaldo Xavier Rodrigues também morreu no acidente. Em meio à dor do luto, persistem as dúvidas sobre o que provocou a queda da aeronave e se o voo era irregular.
O avião monomotor que caiu em área de manguezal de Estância, no Sul de Sergipe, pertencia ao Aeroclube de Alagoas, do qual o piloto e o copiloto eram diretores. Gabriel seguia para Maceió, onde se encontraria com a namorada. Em uma das versões, os pilotos teriam dado uma carona ao cantor. A informação, porém, foi desmentida pelo pai de uma das vítimas.
Gabriel Diniz é lembrado por seu temperamento alegre - Reprodução redes sociais
“Ele saiu daqui (Maceió) do aeroclube pra Salvador. Lá, ele arrumou um hotel para meu filho e o copiloto ficarem. Quando terminou o show, eles iam retornar pra cá. Mas não foi nada de carona. O voo foi fretado, o aeroclube era consciente e liberou a aeronave”, afirmou.
A declaração confirma a apuração inicial feita pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que viu indícios de irregularidades no uso da aeronave, já que o equipamento não tinha autorização para fazer táxi aéreo.
Karoline Calheiros ao lado do pai de Gabriel, Francisco Diniz, durante velório em João Pessoa - FOTOS Ag.News
Os frequentadores de aeroclubes ressaltam, no entanto, que é preciso checar se os pilotos não estavam em “missões de navegação”. Segundo João Gonçalves, presidente do Aeroclube de Resende, um dos mais antigos do país, a prática, prevista em manuais de cursos de desenvolvimento de
pilotos, permite que piloto e copiloto carreguem consigo um terceiro tripulante sem configurar táxi aéreo. 
“Esse tipo de aeronave não tem autorização para ser usada para fretamento. Mas podem alegar voo de navegação, quando os pilotos já formados exercitam suas referências visuais praticando o tráfego aéreo”, explica.
Anac investiga causa do acidente - Arte O Dia
Ainda de acordo com Gonçalves, certamente tal possibilidade já está sendo analisada pela Anac. O DIA procurou o Departamento de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (Decea) para saber se houve registro de algum plano de voo da aeronave Cherokee (PA 28), de prefixo PT-KLO. Mas o Decea não retornou os contatos até o fechamento desta edição.
O Brasil conta com aproximadamente 150 aeroclubes. São dedicados ao aerodesporto e à formação de pilotos para aviação civil brasileira, contando até com escolas de pilotagem.
Com a namorada Karoline Calheiros: juntos há mais de dois anos - Reprodução da Internet
Procurada, a Força Aérea Brasileira (FAB), à qual está vinculada o Decea, informou que a apuração do caso está sendo feita pelo Cenipa. Segundo nota, o órgão começou a apurar as circunstâncias do acidente na segunda, dando início ao processo de investigação das causas do acidente.
'Que a gente tenha força, apesar de tudo', diz namorada
“Eu falo para os fãs, para as pessoas, para que não se sintam tristes. Gabriel é, para mim, a maior representatividade da alegria. Não me incomodo que as pessoas se manifestem com alegria neste momento”. A declaração de Francisco Lacerda Cizinato Diniz, pai do cantor Gabriel Diniz, durante o velório do filho, no ginásio esportivo Ronaldão, em João Pessoa, na Paraíba, emocionou os presentes. Ele foi o único familiar que teve forças para conversar com jornalistas que acompanhavam as homenagens ao artista.
Durante o velório, a namorada do cantor, Karoline Calheiros, se agachou ao lado do caixão, onde estavam fãs e familiares. Em um momento de discursos, decidiu quebrar o silêncio e disse que Gabriel era o amor de sua vida. Ela também relembrou a última música que o casal ouviu junto, uma canção gospel, que conta a história bíblica de Jó, um homem que decide permanecer fiel a Deus.
“Acho que acaba sendo uma mensagem pra todos que estão aqui, para que a gente tenha força, apesar de tudo. Apesar dessa dor”, declarou ela.
Desde a madrugada de ontem, fãs já se aglomeravam no ginásio, para se despedir. Uma missa em homenagem ao cantor também foi celebrada. Um louvor foi ministrado pelo cantor Felipe Alcântara, ex-vocalista da banda Os Gonzagas.
Pai de Gabriel Diniz, Francisco Diniz: 'Eu não me incomodo se as pessoas se manifestarem com alegria neste momento, de maneira alguma' - Ag.News
À tarde, Wesley Safadão, Xand Avião e o cantor Matheus, da dupla Matheus e Kauan, também compareceram ao local para se despedir do amigo. Safadão chorava copiosamente e Xand Avião foi atendido pelo Corpo de Bombeiros após passar mal.
O cantor Wesley Safadão chora no velório de Gabriel Diniz - Ag. News
Grande amigo e um dos principais entusiastas da carreira de Diniz, Safadão cantou a música “Paraquedas”, um dos primeiros hits do cantor, seu padrinho de casamento. “Não era à toa que você tinha nome de anjo, meu amigo Gabriel! A presença de Deus era real na sua forma tão leve e alegre de viver a vida!”, disse.
Do ginásio, o corpo seguiu cortejo em carro aberto, dos Bombeiros, para o Cemitério Parque das Acácias. O sepultamento foi restrito para parentes e amigos, mas fãs se reuniram no local.
Enquanto Diniz foi sepultado na Paraíba, o piloto e o copiloto que o acompanhavam foram enterrados em Maceió. O corpo de Linaldo Xavier, de 27 anos, foi sepultado na cidade de Água Branca, no sertão alagoano. Já o de Abraão Farias, na capital.
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

Avião monomotor caiu em manguezal em Sergipe Corpo de Bombeiros de Sergipe
O cantor Wesley Safadão chora no velório de Gabriel Diniz Ag. News
Karoline Calheiros ao lado do pai de Gabriel, Francisco Diniz, durante velório em João Pessoa FOTOS Ag.News
Pai de Gabriel Diniz, Francisco Diniz: 'Eu não me incomodo se as pessoas se manifestarem com alegria neste momento, de maneira alguma' Ag.News
Anac investiga causa do acidente Arte O Dia
Com a namorada Karoline Calheiros: juntos há mais de dois anos Reprodução da Internet
Gabriel Diniz é lembrado por seu temperamento alegre Reprodução redes sociais

Comentários