Carlos Alberto Santos Cruz - Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
Carlos Alberto Santos CruzFabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
Por O Dia
Brasília - O general Santos Cruz deixará a Secretaria de Governo de Jair Bolsonaro. A demissão foi comunicada pelo presidente em um almoço nesta quinta-feira, no Palácio do Planalto, na presença do general Augusto Heleno, chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva.
A demissão foi atribuída ao "desalinhamento" de Santos Cruz com o governo. O general se envolveu em embates com Carlos Bolsonaro – que também havia se desentendido com o primeiro ministro demitido do governo Bolsonaro, Gustavo Bebianno –, e com Olavo de Carvalho, considerado "guru" ideológico e responsável pela indicação de dois ministros. 
Publicidade
Durante os embates com o escritor, Bolsonaro, em nenhum momento, defendeu Santos Cruz, e chegou a condecorar Olavo com a Ordem Nacional de Rio Branco em meio à polêmica – atitude que desagradou a ala militar do governo.
Publicidade
Bolsonaro avalia três nomes para substituí-lo na função. Um dos cotados é o general Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira, atual chefe do Comando Militar do Sudeste, que é próximo ao presidente.
Publicidade
* Com informações do Estadão Conteúdo