O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, participou de uma reunião com governadores na terça-feira - Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, participou de uma reunião com governadores na terça-feiraFábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Por O Dia
Brasília - Em reunião com governadores na manhã desta terça-feira, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que a campanha nacional com a vacina desenvolvida pela universidade de Oxford e AstraZeneca deverá começar no fim fevereiro, de acordo com a rede CNN. Durante a reunião, que aconteceu no Palácio do Planalto, ele também disse que as primeiras 8,5 milhões de doses da Pfizer, de uma compra de 70 milhões, devem chegar ao Brasil no primeiro semestre. 
Ainda segundo apuração da CNN, no encontro, o ministro detalhou os acordos fechados pelo governo para a vacinação contra o coronavírus. Pazuello afirmou que serão 260 milhões de doses de Oxford durante o ano inteiro de 2021, e o custo da dose de Oxford é orçado em US$ 3,75. 
Publicidade
Após o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), prometer nesta segunda-feira o início da vacinação no estado no dia 25 de janeiro, a pressão sobre o Ministério da Saúde ficou mais intensa. Uma vacinação nacional estaria prevista somente para março, conforme o plano do Ministério da Saúde. 

A pasta informou nesta segunda-feira o começo das negociações para a compra de 370 milhões de seringas e agulhas que serão usadas para vacinar os brasileiros. No mesmo dia, o presidente Jair Bolsonaro publicou em sua conta no Twitter que o governo "ofertará a vacina a todos, de forma gratuita e não obrigatória", depois da certificação da Anvisa.