Pazuello - Marcelo Camargo/Agência Brasil
PazuelloMarcelo Camargo/Agência Brasil
Por O Dia
Prefeitos que participaram de reunião nesta quinta-feira (14) com o Ministério da Saúde afirmaram que, de acordo com o ministro da pasta, Eduardo Pazuello, a vacinação em todo o Brasil terá início na próxima quarta-feira (20). A previsão depende, porém, da liberação dos imunizantes AstraZeneca e CoronaVac para uso emergencial por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A expectativa é de que a decisão seja anunciada no próximo domingo (17).
Em sua rede social, o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, foi um dos que fizeram o anúncio da próxima quarta-feira como o dia de início da vacinação, após a reunião. Apesar de ter escrito "dia 21", ele se corrigiu logo abaixo para a data correta, 20 de janeiro. 
Publicidade
Segundo o portal "G1", outras prefeituras também confirmaram a data na saída da reunião com o Ministério da Saúde, como de Salvador (BA), Curitiba (PR), Cuiabá (MT), Maringá (PR), Ribeirão Preto (SP) e Araucária (PR). 
Um avião estava previsto para decolar ainda nesta quinta-feira rumo à Mumbai, na Índia, para buscar 2 milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford contra a covid-19. O imunizante foi adquirido pelo Ministério da Saúde junto ao laboratório indiano Serum para garantir o início da vacinação dos brasileiros de forma simultânea e gratuita. No entanto, a pasta informou que o voo acontecerá apenas na noite de sexta-feira, dia 15, às 23h.
Publicidade
Em entrevista ao canal "Globonews", o presidente da Frente Nacional dos Prefeitos, Jonas Donizete, também confirmou o dia 20, mas reconheceu que o adiamento no voo para buscar os imunizantes na Índia poderia prorrogar o início da vacinação para o dia seguinte, quinta-feira (21), pela manhã. De acordo com ele, a vacina chegará para todos os municípios ao mesmo tempo, de forma equânime: 
"A vacina vai chegar em todos os municípios. Os muncípios serão tratados equanimemente. Na mesma data que chegar para um, chegará para outro", destacou. 
Publicidade
Questionado pelo O Dia, o Ministério da Saúde afirmou que aguarda a aprovação da Anvisa de "uma ou mais vacinas para poder anunciar a data oficial de início da vacinação no Brasil". A pasta estimou um prazo de 5 dias para o início da vacinação após a liberação da agência reguladora. "Reiteramos que a logística de distribuição está preparada para atender de forma ágil a demanda e que todos os estados receberão as vacinas de forma simultânea", declarou, em nota, a Saúde.