Matéria Salva!

Agora você pode ler esta notícia off-line

Matéria removida da seção links salvos

Buscar
Assine
Defensoria Pública da União vai ao STF para garantir oxigênio nas redes públicas do país

Últimas notícias

Cilindros de oxigênio para pacientes com covid-19
Cilindros de oxigênio para pacientes com covid-19Ministério da Saúde
Por O Dia
Brasília – Diante do risco de um colapso, o defensor público-geral federal, Daniel Macedo, e o defensor nacional de direitos humanos da Defensoria Pública da União (DPU), André Porciúncula, ajuizaram nesta segunda-feira ação coletiva no Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir o fornecimento de oxigênio medicinal a todas as unidades da federação. A ação civil pública (ACP) revela que diversas fontes oficiais têm alertado nos últimos dias para o risco de desabastecimento de oxigênio.

De acordo com levantamento da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), realizado por meio de questionário enviado a 2,5 mil das 5.570 prefeituras, o oxigênio para pacientes com o vírus Sars-Cov-2 está prestes a acabar em pelo menos 78 municípios.
A ação da DPU destaca ainda que decisões liminares recentes "vêm determinando a entrega de quantidades do produto em municípios ou estados específicos, sem considerar a situação global de produção e distribuição, o que desorganiza a logística e gera risco de desabastecimento para grandes hospitais".
Publicidade