Relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL)Jefferson Rudy/Agência Senado

Por iG
O relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), comentou a decisão do Exército de livrar Pazuello de punição por participar de ato político com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Em analogia militar, Calheiros falou em "batalha final contra os golpistas".

“Há diferença grande entre os movimentos sagazes da guerra: a retirada e a capitulação, que é a rendição ao inimigo. Quero crer que a decisão do comando do Exército é o movimento de retirada, de recuo, não de capitulação. Tenho certeza de que os comandantes não vão se render na guerra pela democracia. É um movimento tático para poupar forças para a batalha final contra os golpistas e inimigos da Constituição”, escreveu em seu Twitter.
Criticada por políticos e até mesmo por algumas alas das Forças Armadas , a decisão do Exército foi divulgada na tarde desta quinta-feira (3), em nota oficial.
Publicidade
“Acerca da participação do General de Divisão EDUARDO PAZUELLO em evento realizado na Cidade do Rio de Janeiro, no dia 23 de maio de 2021, o Centro de Comunicação Social do Exército informa que o Comandante do Exército analisou e acolheu os argumentos apresentados por escrito e sustentados oralmente pelo referido oficial-general. Desta forma, não restou caracterizada a prática de transgressão disciplinar por parte do General PAZUELLO. Em consequência, arquivou-se o procedimento administrativo que havia sido instaurado”, diz o comunicado.