Ministro da Saúde Marcelo QueirogaMarcelo Camargo/Agência Brasil

Por KARILAYN AREIAS
Brasília - As vacinas da Janssen poderão ter o prazo de validade estendido por mais 15 dias, informou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante a coletiva de imprensa, realizada na noite deste sábado (12), em Brasília. Segundo Queiroga, a extensão desse prazo foi permitida pela FDA, espécie de Anvisa norte-americana. Com isso, os imunizantes que venceriam no dia 27 deste mês passam a ter como data de validade o dia 8 de agosto. Entretanto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda precisa verificar a ampliação.
Além disso, as doses serão aplicados nas capitais brasileiras para agilizar seu uso. "Assim temos mais agilidade em entregar essas doses à população brasileira", explicou Queiroga. De acordo com ministro, o imunizante assegura 85% de segurança em casos severos de covid-19. 
Publicidade
Queiroga também confirmou a antecipação do envio de pouco mais de 3 milhões de doses ao Brasil e informou que a expectativa é que os imunizantes cheguem ao país na terça-feira (15). 
A vacina da Janssen é aplicada em dose única. A previsão é que o imunizante comece a ser distribuído aos estados em 48 horas após sua chegada, ou seja, a partir de quinta-feira (17). O ministro da Saúde informou ainda que houve um desconto de 25% no valor dos imunizantes e que o pagamento acontecerá apenas pelas doses, de fato, aplicadas. 
Publicidade
Queiroga falou ainda que o país vive uma "leve" alta no número de casos e que os estados que mais preocupam atualmente são Mato Grosso e Tocantins. 
Copa América
Publicidade
O ministro também comentou os casos de Covid-19 na delegação Venezuelana. Doze, sendo oito jogadores e quatro integrantes da comissão técnica, testaram positivo após chegarem ao Brasil. "Eles estão isolados no hotel e passam bem", afirmou. 
Após o ocorrido, a Conmebol alterou o regulamento do campeonato para poder convocar outros jogadores.  
Publicidade