Membros da CPI avaliam que, de acordo com as informações recebidas, é possivel concluir que Manaus - já naquela época - era uma 'bomba-relógio'.Leopoldo Silva/Agência Senado

Por iG
Informações obtidas através de documentos pela CPI da Covid, mostram que o Ministério da Saúde, comandada pelo ex-ministro Eduardo Pazuello, foi avisado quase um mês antes do colapso em Manaus, sobre a escassez de respiradores no Amazonas e sua crescente demanada por ventiladores pulmonares. As informações são do portal Uol.

Senadores membros da comissão parlamentar de inquérito indicam que há evidências de que o governo Bolsonaro ignorou constantes alertas. Parlamentares também defendem a tese de que o governo demorou para 'entrar em ação' e auxiliar o governo federal a enfrentar a grave crise hospitalar.
Segundo documentos do próprio Ministério da Saúde, em apenas 16 dias - entre 18 de dezembro de 2020 e 02 de janeiro de 2021 - o estado do Amazonas solicitou 218 respiradores. Foram 140 na primeira data e 78 na última. Não há informações de respostas enviadas para as solicitações.
Publicidade
Membros da CPI avaliam que, de acordo com as informações recebidas, é possivel concluir que Manaus - já naquela época - era uma 'bomba-relógio'.