O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ)Jefferson Rudy/Agência Senado

Por O Dia
O senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) pediu nesta sexta-feira o afastamento de Renan Calheiros como relator da CPI da Covid. Como não faz parte da comissão, o parlamentar pediu para que aliados protocolem um requerimento para a destituição do relator. 
"Como não sou membro efetivo e nem suplente da CPI, eu gostaria de solicitar alguém que fosse que protocolasse um requerimento para se discutir a destituição do senador Renan Calheiros da relatoria dessa CPI", disse ele. 
Publicidade
De acordo com ele, a restituição seria em razão do episódio desta sexta-feira. Durante a sessão que ouvia os médicos Ricardo Zimerman e Francisco Cardoso, apoiadores da cloroquina, com ineficácia comprovada, Renan recusou-se a realizar perguntas aos médicos.
Os dois convidados desta sexta na CPI assinaram uma nota técnica do Ministério Público Federal (MPF) de Goiás com recomendações para o uso da cloroquina para os pacientes da região. Os médicos foram chamados para depor em razão dos membros da base aliada ao governo federal. 
Publicidade
"A solicitação é por uma razão muito simples. Tudo aquilo que debatíamos antes do início dos trabalhos, sobre a sua suspeição e impedimento, já se confirmaram com casos concretos e reais. O que aconteceu hoje sobre a postura do Renan Calheiros em se levantar na CPI", disse ele. 
Em seguida, ele diz que foi um desrespeito com os convidados da comissão desta sexta-feira, além de todos os membros da CPI e ao Senado Federal. "Uma postura como essa é reprovável. É a comprovação, o carimbo na testa, de que ele não tem a menor possibilidade de continuar nessa relatoria", afirmou o senador. 
Publicidade
Na CPI, o senador Renan declarou que as atitudes do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) são irresponsáveis, abriu mão dos seus questionamentos e deixou a CPI.
"Nós tivemos, ontem, a continuidade criminosa da defesa da imunização de rebanho, do desdém com a eficácia da vacina, e o exemplo do próprio presidente de que ele era a imunização natural, porque havia contraído o virús. Essa irresponsabilidade não pode continuar, isso é a reiteração do crime", disse Renan Calheiros.
Publicidade
"Os brasileiros estão morrendo, sabemos que ele tem pulsão por morte, mas ele precisa respeitar a memória de todos. Essa CPI se instalou para investigar esses fatos que não estavam sendo investigados. O presidente da república continua fazer o que sempre fez, utilizando as mídias sociais para induzir os brasileiros à morte, com mentiras, com falsidades. Eu, sinceramente, em funçaõ desse escárinio desse descaso, eu me recuso a fazer hoje, mesmo como relator dessa CPI qualquer pergunta aos depoentes", completou o senador.

Senador Flavio Bolsonaro pede a destituição do relator Renan Calheiros da CPI da Covid.

Assista:

Créditos: Reprodução/TV Senado#CPIdaCovid #FlavioBolsonaro #RenanCalheiros #ODia pic.twitter.com/hRvrqzvSm4

— Jornal O Dia (@jornalodia) June 18, 2021 ">