Senador Renan CalheirosPedro França/Agência Senado

Senador e relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL) afirmou que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga é "um fracasso, um Pazuello de jaleco", em alusão ao ex-titular da pasta, que, diferente de Queiroga, não é médico.
As críticas ao atual ministro da Saúde foi pela recomendação de não vacinar adolescentes, sem comorbidades, de 12 a 17 anos. "Interromper a vacinação de adolescentes com argumentos mentirosos é confissão de crime do Bolsonaro. Como sempre disse: Queiroga é também um fracasso, um Pazuello de jaleco", disse o parlamentar em seu Twitter. 
Interromper a vacinação de adolescentes com argumentos mentirosos é confissão de crime do Bolsonaro. Como sempre disse: Queiroga é também um fracasso, um Pazuello de jaleco.#VacinasSalvamVidas #VacinaSim
— Renan Calheiros (@renancalheiros) September 18, 2021
 
 
 
Atuação
Um dos senadores mais atuantes na CPI da Covid, Renan tem sido um duro crítico do governo Jair Bolsonaro (sem partido). Nesta sexta-feira, 17, Renan disse que poderá concluir que houve o crime de genocídio contra a população de Manaus no começo deste ano.
A capital do Amazonas foi a primeira grande cidade brasileira a ser atingida pela segunda onda da pandemia e sofreu com a falta de oxigênio, enquanto o governo federal tomava medidas para promover o tratamento precoce com remédios sem eficácia comprovada.
Ele também voltou a dizer que o documento poderá incluir o crime de genocídio contra a população indígena. Documentos do Ministério da Saúde em posse da CPI mostram que houve a distribuição de cloroquina, ineficaz no combate à covid-19, em aldeias indígenas. Outro relatório da pasta apontou que o esforço de vacinação na população indígena foi atrapalhado pela atuação de líderes religiosos e pela disseminação de "fake news", como por exemplo a informação falsa de que a imunização transformaria gente em jacaré.