Eliza SamudioReprodução

Um dos condenados pela morte da modelo Eliza Samudio, em 2010, Marcos Aparecido dos Santos, mais conhecido como Bola, foi preso em Vespasiano, na Grande BH, na manhã desta quarta-feira, 24. A Polícia Militar local, afirmou que o mandado refere-se a uma ordem de captura após a revogação da prisão domiciliar.

De acordo com informações do Globo, a Polícia Militar afirmou que o cumprimento de mandado de prisão foi às 11h46, no bairro Santa Clara. O mandado trata-se de uma ordem de captura após a revogação da prisão domiciliar, ainda referente à pena pela morte de Eliza Samudio.
Em 2013, Bola foi condenado a 22 anos de prisão pela morte de Eliza Samudio e pela ocultação do cadáver. Em abril de 2019, ele foi condenado ainda a 16 anos de prisão em regime fechado pelo assassinato do motorista Devanir Claudiano Alves, ocorrido em 2009, no bairro Juliana, na Região Norte de Belo Horizonte.
O ex-policial estava em prisão domiciliar, com monitoração eletrônica determinada pela Justiça, desde 27 de março de 2020.

A mudança no regime de semiaberto para domiciliar foi uma recomendação para conter a expansão do coronavírus dentro das penitenciárias, e estava prevista na Portaria Conjunta Número 19, publicada no dia 17 de março de 2020 pelo Tribunal de Justiça e Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública. Marcos Valério também se beneficiou da mesma portaria.

Entrevistado pelo Globo, o advogado de Bola, Nathan Nunes, disse que o ex-policial foi detido porque a prisão domiciliar dele foi revogada agora, com o controle da pandemia. Ele vai voltar para a Casa de Custódia da Polícia Civil, no Horto, em BH, onde vai poder sair para trabalhar e terá que retornar à noite.
"Essa prisão foi revogada e ele retoma cumprimento no regime semiaberto, no estabelecimento prisional. Marcos cumpre pena em caráter exemplar, cursa direito, é microempreendedor", disse o advogado.
Ele disse ainda que vai pedir uma reconsideração da decisão.