Cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro terão risco aumentado de temporais de chuva forte no períodoMarcos Porto/Agência O Dia

Após as fortes chuvas que atingem a Bahia, que já provocaram a morte de 20 de pessoas, deixou mais de 30 mil desabrigadas e 50 mil desalojadas, os estados do Sudeste deverão ser os próximos a sofrerem com as tempestades, já no Réveillon. 
De acordo com um alerta enviado pela empresa de meteorologia Metsul, a preocupação agora é o cenário de chuva para o Sudeste do Brasil. Os volumes de chuva devem ser muito altos e, inclusive, excepcionalmente elevados em várias áreas da Região Sudeste. O estado com maior risco é Minas Gerais, entretanto áreas do Rio de Janeiro e de São Paulo também podem sofrer com precipitação excessiva.

A última projeção de chuva da empresa para os próximos dias 15 dias observa a tendência de acumulados muito altos no Sudeste, com indicativos de 300 mm a 400 mm em alguns locais.
A capital com maior risco nestes últimos dias do ano e no começo de 2022 é Belo Horizonte. Os volumes projetados para a capital mineira e sua área metropolitana são muito altos e, de acordo com alguns modelos, poderia exceder 200 mm em apenas uma semana. É cenário de chuva por vezes muito intensa em curto período, capaz de gerar inundações repentinas e ainda deslizamentos de terra. As cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro terão risco aumentado de temporais de chuva forte no período.

De acordo com Metsul, em se tratando da região do país com maior densidade populacional, com muitos rios, grande quantidade de pessoas vivendo em áreas de risco (perto de rios ou em encostas) e ainda um relevo acidentado, volumes tão altos esboçam um cenário de novas situações de emergência e calamidade por chuva no começo do ano.
"Rios podem enfrentar cheias e transbordamentos em algumas regiões de Minas Gerais e não são descartadas situações de enchentes localizadas por extravasamento de rios ainda em São Paulo e em Minas Gerais", afirmou a empresa.
Outra grande preocupação é com escorregamento de encostas, já que Minas e Rio são áreas com muitas cidades em regiões serranas e de alto risco quando se dão eventos de chuva volumosa ou excessiva, como se antecipa para os próximos dez a quinze dias.

No boletim, a empresa disse que os estados da Bahia e Tocantins foram alertados para as fortes chuvas. Em 21 de dezembro, o boletim intitulado “Brasil pode ter novos desastres por chuva excessiva nesta virada de ano”, a MetSul ressaltava que Tocantins e Bahia registrariam volumes excepcionalmente altos e enfatizava, no caso da Bahia, que “com o solo saturado de umidade pelo recente episódio de precipitação extrema, rios com níveis ainda acima da média e muitas pessoas que ainda sofrem os efeitos do desastre do começo de dezembro, o cenário que se esboça é muito preocupante”.