PSOL e PT se encontram nesta sexta-feira para debater aliança em torno da candidatura de LulaCrédito: Ricardo Stuckert

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e o Partido dos Trabalhadores (PT) devem se reunir em Brasília nesta quarta-feira, 9, na tentativa de firmar aliança eleitoral. Esse será o primeiro encontro entre as legendas para iniciar conversas sobre a construção de uma plataforma comum em torno da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Planalto em 2022.
"A unidade que queremos construir entre as esquerdas é baseada num acordo programático que supere o neoliberalismo e o legado do golpe de 2016. Queremos ir além de acordos eleitorais. Estamos confiantes que o diálogo com o PT será proveitoso nesse sentido", informou Juliano Medeiros, presidente nacional do PSOL.
Entre as propostas do PSOL estão as revogações das legislações das reformas trabalhista e da previdência e do teto de gastos. Além disso, a legenda propõe o enfrentamento à crise climática com medidas para financiar a transição energética, uma reforma tributária que diminua a taxação no consumo de bens essenciais e populares. O partido defende que a mudança na taxação foque na renda e propriedade, o inclui a criação de impostos para grandes fortunas.