A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, vai ao Canadá para firmar parceria com o país produtor de fertilizantesWilson Dias/Agência Brasil
Ministra da Agricultura viaja para o Canadá para tratar da importação de fertilizantes
Diante da Guerra entre Ucrânia e Rússia, uma das principais fornecedoras de fertilizantes para o Brasil, Tereza Cristina busca novas parcerias
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, viaja neste fim de semana para Ottawa, no Canadá, onde terá reuniões com autoridades homólogas e com exportadores de fertilizantes. Tereza deve deixar o país no sábado, 12, e retornar apenas na terça-feira, 15, como informa o Diário Oficial da União (DOU).
A guerra na Ucrânia expôs a dependência brasileira por adubos importados. Dos 40,6 milhões de toneladas de fertilizantes consumidos pela agricultura nacional, 81% vêm de fora, especialmente da Rússia.
Na semana passada, a ministra disse que o potássio é o produto de maior preocupação do governo brasileiro e iria negociar com países como o Canadá para garantir a aquisição desse fertilizante.
"O nosso maior gargalo no Brasil é o potássio. Importamos mais de 90% do que consumimos. Este é o produto com o qual temos mais preocupação e por isso é que, já prevendo isso, estávamos articulando com outros países produtores, como o Canadá", disse ela, em entrevista à CNN Brasil na semana passada.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.