Homem foi morto após inalar gás no interior do porta-malas da viatura da PRFReprodução

Sergipe - O laudo do Instituto Médico Legal (IML) de Sergipe apontou que Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, morreu por asfixia mecânica e insuficiência respiratória aguda. O homem foi mantido dentro do porta-malas de uma viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF) enquanto dois agentes jogavam gás no interior do veículo. O caso aconteceu nesta quarta-feira, na cidade de Umbaúba. 
O corpo de Genivaldo foi liberado do IML, em Aracaju, e será velado na casa da mãe, em Mangabeira, na cidade de Santa Luzia do Itanhy. Ele era casado e tinha um filho. As informações foram divulgadas pela TV Sergipe.
A família da vítima informou que Genivaldo tomava remédio para esquizofrenia há cerca de 20 anos. Um sobrinho do homem disse ao G1 que informou aos policiais que conduziram toda a abordagem que o tio era diagnosticado com uma condição psiquiátrica antes de ser arrastado para o porta-malas.
"Eu estava próximo e vi tudo. Informei aos agentes que o meu tio tinha transtorno mental. Eles pediram para que ele levantasse as mãos e encontraram no bolso dele cartelas de medicamentos. Meu tio ficou nervoso e perguntou o que tinha feito. Eu pedi que ele se acalmasse e que me ouvisse", disse o sobrinho da vítima, Wallyson de Jesus.
A família diz que já registrou um boletim de ocorrência. A Polícia Federal apura o caso. Já a PRF alega que a ação foi realizada pois o homem teria resistido ativamente à abordagem policial, mas que irá investigar o caso. 
Confira a nota
Na data de hoje, 25 de maio de 2022, durante ação policial na BR-101, em Umbaúba-SE, um homem de 38 anos resistiu ativamente a uma abordagem de uma equipe PRF. Em razão da sua agressividade, foram empregados técnicas de imobilização e instrumentos de menor potencial ofensivo para sua contenção e o indivíduo foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil em Umbaúba.

Durante o deslocamento, o abordado veio a passar mal e socorrido de imediato ao Hospital José Nailson Moura, onde posteriormente foi atendido e constatado o óbito.

A equipe registrou a ocorrência na Polícia Judiciária, que irá apurar o caso. A Polícia Rodoviária Federal em Sergipe lamenta o ocorrido e informa que foi aberto procedimento disciplinar para averiguar a conduta dos policiais envolvidos.