Colaborador do jornal inglês 'The Guardian', Dom Phillips, desapareceu na companhia de Bruno Araújo Pereira no Vale do Javari Reprodução

As investigações da Polícia Federal sobre as mortes do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips tentam agora esclarecer a dinâmica do crime. O pescador Oseney da Costa, conhecido como “Dos Santos”, confessou a participação no assassinato da dupla. O outro suspeito detido, Amarildo da Costa Pereira, o “Pelado”, também teria colaborado para executar Bruno e Dom.
Segundo informações de fontes da PF à reportagem de O DIA, ainda não há a confirmação de quem foi o executor do indigenista e do jornalista britânico. Oseney e Amarildo, por enquanto, confessaram apenas o esquartejamento dos cadáveres e a ocultação dos restos mortais. Quanto à autoria dos assassinatos, os suspeitos trocam acusações.
Outro ponto em investigação pela Polícia Federal diz respeito à motivação do crime. A versão inicial aponta que Bruno e Dom teriam sido mortos após flagrarem Osoney e Amarildo pescando ilegalmente pirarucu. Irritados com a abordagem do indigenista e do jornalista, os suspeitos teriam rendido a dupla e a levado para a mata, onde as execuções ocorreram. No entanto, fontes da PF dizem que os agentes ainda analisam o possível envolvimento, mesmo que indireto, de facções do crime organizado que atuam naquela região da Amazônia.