Religiosos e políticos lamentam morte de cardeal Dom Cláudio HummesReprodução/Vatican News

Após a confirmação da morte do cardeal Dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, na manhã desta segunda-feira (4), religiosos, partidos políticos e seus membros lamentaram a perda. Dom Cláudio tratava um câncer no pulmão e faleceu aos 87 anos, como informou o cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo.


Ao comunicar a morte do amigo, Odilo pediu orações a Dom Cláudio. “Convido todos a elevarem preces a Deus em agradecimento pela vida operosa do falecido Cardeal Hummes e de sufrágio em seu favor, para que Deus o acolha e lhe dê a vida eterna, como creu e esperou”, escreveu.

O arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Dom Orani Tempesta, informou, por meio de uma nota de pesar, que a Arquidiocese do Rio reza por Dom Cláudio e direcionou seu carinho às pessoas que conviveram com o arcebispo emérito de São Paulo. “Neste momento em que o Cardeal Hummes volta para o Pai, a Nossa Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, reza pelo seu repouso eterno. Para que possa contemplar a visão beatífica e o amor misericordioso do Pai. Que aqueles que desfrutam da sua amizade próxima, seus familiares, a arquidiocese de São Paulo, as congregações romanas que ele presidiu e serviu e em especialmente os povos da Amazônia, a quem também serviu na recém criada Conferência Episcopal da Amazônia, possam experimentar a nossa fraternidade solidária e nosso abraço fraterno. Que a esperança esteja cada vez mais presente no coração de todos”, escreveu Dom Orani.

O falecimento de Dom Cláudio também gerou comoção na área política. O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) lamentou a morte do cardeal.



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Lula, relembrou a trajetória de Dom Cláudio na Igreja e na Greve do ABC Paulista, quando o então bispo de Santo André apoiou os grevistas durante a ditadura militar. Lula também afirmou: “Não nos esqueceremos de Dom Cláudio”.

“A passagem de Dom Cláudio Hummes, Arcebispo Emérito de São Paulo, enluta todos os católicos do nosso Estado”, escreveu o governador de São Paulo Rodrigo Garcia (PSDB) em seu perfil no Twitter. Ele também expressou seu desejo de que a trajetória de Dom Cláudio sirva de exemplo.