Ministério da Justiça determina que consumidor não pode receber oferta de produtos ou serviço sem prévio consentimentoDivulgação
Governo suspende telemarketing de 180 empresas por suspeita de práticas abusivas
Medida, que afeta operadoras de telefonia móvel e instituições financeiras, foi tomada cautelarmente
Brasília - O Ministério da Justiça suspendeu serviços de telemarketing ativo de bancos, empresas de telefonia e de outros serviços. Em despacho publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 18, a pasta determina que não poderão ser feitos contatos com clientes para a oferta de produtos ou serviços "sem o prévio consentimento do consumidor, que somente poderá ser abordado por telefone se expressamente tiver manifestado interesse neste sentido". A decisão afeta 180 empresas e foi tomada cautelarmente em processo que averigua irregularidades das companhias com telemarketing "abusivo".
Entre as empresas atingidas estão TIM, Vivo, Claro, Sky e Algar Telecom, instituições financeiras como Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Santander, Banco C6, Banco Pan, BMG , Safra, Crefisa, BV, Banco Mercantil, Banco Daycoval e Banco Cetelem, além de associações como a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Associação Brasileira de Bancos (ABBC) , Associação Nacional dos Profissionais e das Empresas promotoras de Crédito e Correspondentes no País (Aneps) e Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (Telcom), entre outras. O descumprimento da medida pode levar a multa diária de R$ 1 mil.
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