A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira, 16, a Operação Dark Cloud para desmantelar uma associação criminosa suspeita de realizar ataques cibernéticos em diversos sites do Governo Federal, entre eles o Ministério da Saúde, no final de 2021.
São cumpridos oito mandados de busca e apreensão nos estados da Paraíba, de Minas Gerais, do Paraná e de Santa Catarina. As ordens judiciais foram expedidas pela 12ª Vara da Justiça Federal no Distrito Federal.
Segundo a PF, durante as investigações, a polícia descobriu que os ataques foram realizados por uma organização criminosa transnacional dedicada à prática de crimes dessa natureza, com foco em entidades públicas e privadas em várias regiões do Brasil, Estados Unidos, Portugal e Colômbia.
Além dos ataques ao Ministério da Saúde, o grupo acessou indevidamente o ambiente virtual de outras autoridades. Veja a lista abaixo:
Controladoria-Geral da União
Ministério da Economia
Instituto Federal do Paraná
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico
Escola Nacional de Administração Pública
Agência Nacional de Transporte Terrestre
Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Agência Nacional de Energia Elétrica
Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal
Polícia Rodoviária Federal
De acordo com a PF, os suspeitos são acusados dos crimes de organização criminosa, invasão de dispositivo informático, interrupção ou perturbação de serviço telegráfico, radiotelegráfico ou telefônico, impedir ou dificultar-lhe o restabelecimento, além do crime de corrupção de menores e lavagem de capitais.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.