Fernanda Galdino foi exonerada no dia 24 de agostoDivulgação/Prefeitura de São Paulo

São Paulo - A Polícia Civil prendeu, na manhã desta sexta-feira, 9, a ex-subprefeita da Lapa, bairro da zona Oeste de SP, Fernanda Maria de Lima Galdino. Ela teve a prisão preventiva decretada em uma nova etapa da operação Vasúvio, que investiga denúncias de cobrança de propina em troca de alvarás na subprefeitura do bairro. 
A operação, iniciada em 23 de agosto, é coordenada pela delegada Ivalda Aleixo, que pertence a Divisão de Capturas do Departamento de Operação Policiais Estratégicas (Dope). Na primeira etapa, dois investigados foram presos temporariamente.
A ex-subprefeita foi exonerada um dia após o começo da operação, que teve cinco mandados de busca e apreensão no Tatuapé, Penha e Lapa, e apreendeu mais de R$ 30 mil e US$ 12 mil em espécie.
O inquérito foi aberto após o vereador Delegado Palumbo (MDB-SP) ter feito uma denúncia de corrupção no mês de abril. 
Conduzem a investigação o Grupo Especial de Repressão aos Delitos Econômicos (Gedec) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de São Paulo.
Procurada pelo DIA para prestar esclarecimentos, a Prefeitura de São Paulo afirmou que "colabora com as investigações policiais desde maio" quando houve a prisão em flagrante de uma outra funcionária da subprefeitura.
Em nota, acrescentou: "A Prefeitura reafirma o seu repúdio a qualquer tipo de irregularidade, lamenta que servidores de carreira e comissionados se envolvam em atos ilícitos e reitera que a punição será exemplar dentro dos limites da legalidade".
Após a exoneração da funcionária, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, nomeou o coronel PM Marcus Vinicius Valério, no último dia 24, para ocupar o cargo de subprefeito da Lapa, substituindo Fernanda Galdino.
* Com informações de Estadão Conteúdo