Edição deste ano conta com 3.396.632 inscritos, diz InepReprodução/Agência Brasil
Considerando as características de cada estudante, Zeid afirma que "não existe uma receita de bolo para um cronograma perfeito". Para o professor, os interesses pelas disciplinas devem guiar o planejamento do estudante, que pode ser refeito de acordo com as necessidades. "O que muitos fazem é destinar o mesmo tempo para todas as matérias, assim esquecem de levar em consideração o grau de dificuldade e afinidade com cada uma", afirma.
O especialista ainda ressalta que as revisões devem começar antes; e não às vésperas do vestibular. Dessa forma, sobra tempo útil para reparar possíveis lacunas de aprendizagem e tirar as dúvidas restantes. Um detalhe que pode auxiliar é a leitura dos editais, nos quais são descritas quais matérias possuem peso maior, por exemplo. Assim, "o estudante pode dividir melhor seu tempo e priorizar os assuntos que cada prova irá cobrar", diz o professor.
Simulados podem ajudar
Inspirados nas provas reais, os simulados têm o objetivo de imitar uma situação de prova. Eles trazem a mesma quantidade e estilo de questões dos exames dos quais se originam e, através da correção, ajudam a identificar as lacunas do aprendizado.
"Mais do que fazer [os simulados], é importante corrigir e analisar. Eles são uma excelente ferramenta de preparo que permitem que os alunos já meçam suas notas de corte. A partir dele, é possível calcular os acertos e erros e traçar estratégias para conseguir a vaga pretendida", complementa o professor.
Descanso é essencial
"Não ter momentos de lazer dentro da rotina de estudos é um dos erros mais graves dos estudantes", adverte o especialista. "A saúde mental e bem-estar precisam estar em paralelo com a saúde física, [além da] importância da qualidade do sono dentro da rotina".
Para ajudar o aluno em sua preparação, a Plataforma AZ está disponibilizando uma série de conteúdos gratuitos pelo site e pelas redes sociais.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.