Enem: alunos com doenças infecciosas podem pedir reaplicação da prova Valter Campanato/Agência Brasil

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) permite que os participantes acometidos por doenças infectocontagiosas ou afetados por problemas logísticos durante a aplicação das provas solicitem a reaplicação do vestibular.
O edital do Exame, que ocorre nos dias 13 e 20 de novembro, prevê que o pedido de reaplicação deve ser feito em até cinco dias úteis após o último dia de aplicação através da Página do Participante.

A solicitação será analisada individualmente pelo Inep e a reaplicação da prova ocorrerá nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023.
Doenças infectocontagiosas

O inscrito deverá anexar um documento legível que comprove a condição que motiva a solicitação da reaplicação com os seguintes dados:
  • Nome completo do participante;
  • Diagnóstico com a descrição da condição que motivou a solicitação e/ou o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10);
  • Assinatura e identificação do profissional competente, com respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente.
Serão aceitas justificativas de candidatos com Covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela.

Problemas logísticos

Serão aceitas as seguintes condições:
  • Falta de energia elétrica;
  • Casos de desastres naturais;
  • Falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante que solicitou uso de leitor de tela.
  • Erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao participante
Neste domingo (13), cerca de 3,4 milhões de estudantes terão cinco horas e meia para responder a provas de linguagens e ciências humanas e escrever a redação.