Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro persegue e profere ofensas a Gilberto Gil, no Catar Reprodução

Rio - O cantor Gilberto Gil e a esposa e empresária, Flora Gil, foram alvos de ataques de um grupo de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) durante o jogo entre Brasil e Sérvia, disputado na quinta-feira, 24, no Estádio Lusail, no Catar. O vídeo gravado pelos próprios agressores não demorou a viralizar nas redes sociais. É possível ver o momento em que o casal se dirige à arquibancada e é abordado pelos torcedores com palavrões e gritos de "Bolsonaro".
"Vem, vem. Você ajudou o Brasil pra c... Vamo lá. Vai lá. Valeu, Lei Rouanet. Obrigado, filho da p...", diz um dos brasileiros.
Gilberto Gil, de 80 anos, está no Catar para acompanhar a Copa do Mundo na companhia da esposa, Flora, e dos netos, Francisco Gil e João Gil. No sábado, 27, a família assistiu à partida entre Argentina e México, em Doha. Nas eleições presidenciais de 2022, o cantor declarou voto em Lula. Ele foiministro da Cultura durante a gestão do petista entre 2003 e 2008.
Escalados na equipe de transição do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, o deputado federal André Janones (Avante-MG) e o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) saíram em defesa do artista, que não respondeu aos insultos. O amigo e eterno parceiro Caetano Veloso criticou a ação dos bolsonaristas e cobrou punição aos ofensores.
"Meu irmão na música e na vida, Gilberto Gil, foi injuriado por bolsonaristas no Catar. Ele tem 80 anos e estava com sua esposa. Quero prestar solidariedade ao gênio Gil e dizer que nós, artistas, assim como a verdadeira sociedade, esperamos que os criminosos sejam punidos", disse Caetano, em publicação nas redes sociais.