Alagamentos provocam evacuação de diversas casas em região atingida por chuvas no sul da BahiaReprodução/TV Globo

Prado - A intensidade das chuvas no sul da Bahia transbordou rios e alagou dezenas de moradias no município de Prado. Cerca de três mil pessoas tiveram que deixar suas casas e abandoram os pertences danificados pelas enchentes. Outras cidades baianas registraram problemas com os temporais, que devem continuar nos próximos dias.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o início da semana é de chuva intensa também nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e litoral e Vale do Ribeira, em São Paulo.

As rajadas de vento também se intensificarão nas regiões de litoral no sul da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Calamidade em Prado-BA
As pessoas do município perderam móveis, roupas e alimentos que tinham em casa. A prefeitura informou que muitos moradores da cidade precisam de ajuda e deu início a uma campanha para arrecadação de donativos.

A chuva com duração de quase quatro horas no município de Itanhém no domingo provocou o transbordamento de rios, alagou vias e destruiu pontes. As chuvas fortes na Bahia também atingiram as cidades de Lauro de Freitas, Inhambupe e Alagoinhas.

Vários pontos Espírito Santo também registraram alagamentos. Na Grande Vitória árvores caíram nas vias. De acordo a Defesa Civil divulgado nesta segunda-feira, 28, cerca de 130 pessoas ficaram desalojadas na região de Vitória.

Na região Norte e Noroeste, .pontes viárias também foram danificadas e barragens estão em risco de transbordamento.

Na madrugada desta segunda-feira diversas cidades em Santa Catarina sofreram danos. No norte do estado, diversos municípios ficaram completamente alagados e decretaram situação de emergência. Ainda não há registro de desabrigados.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo, chove nos municípios vizinhos de Arujá, Poá, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Suzano e Mogi das Cruzes. As tendências para os próximos dias são de possibilidade de alagamentos e transbordamentos de pequenos rios e córregos no estado.