Doações serão destinadas os desabrigados pelas chuvas no litoral norte de São PauloRovena Rosa/Agência Brasil

As fortes chuvas no litoral norte de São Paulo deixaram um rastro de destruição em diversas cidades da região. Para ajudar as vítimas de alagamentos e deslizamentos, ONGs, prefeituras, instituições e empresas começaram a arrecadar doações de itens básicos.

Para quem mora na capital paulista ou em Guarulhos , o Instituto Êxito de Empreendedorismo e a Universidade de Guarulhos (UNG) iniciaram a campanha "Vamos Ajudar – Litoral Norte de São Paulo", com o objetivo de arrecadar valores e materiais, que serão direcionados às entidades atuantes no litoral paulista.
O que doar?

- Água potável;
- Alimentos não perecíveis;
- Produtos de higiene pessoal;
- Produtos de limpeza;
- Roupas;
- Calçados.
Onde doar?

- Instituto Êxito de Empreendedorismo, na Rua Professor Tamandaré Toledo- , 69 – Sala 101/104 C, 1º andar;
- Complexo Brascan, Itaim Bibi – São Paulo;
Universidade de Guarulhos (UNG), na Praça Tereza Cristina, 88 – Centro, Guarulhos.
As doações podem ser feitas entre segunda e sexta-feira, das 8h às 18h.

“A campanha é fundamental para demonstrar a solidariedade, o apoio e o ato de estender a mão àqueles que estão mais precisando neste momento", afirma o presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo, Janguiê Diniz. “Empreender também é atitude, é gerar impacto social, é ajudar quem precisa. Essa campanha também é um ato empreendedor”, acrescenta.
Para o reitor da UNG, Yuri Neiman, doar é um ato de amor. "A solidariedade tem sido essencial no apoio às vítimas das chuvas no Litoral Norte de São Paulo . Nossa campanha irá reunir recursos e doações de alimentos, água, roupas e outros itens que devem ajudar as famílias que perderam praticamente tudo nessa fatalidade”, aponta.
Segundo última atualização da Defesa Civil, ao menos 49 pessoas morreram em decorrência das tempestades, sendo 48 em São Sebastião e uma em Ubatuba .

Até o momento, 38 corpos já foram identificados e liberados para o sepultamento. No total, são 13 homens adultos, 12 mulheres adultas e 13 crianças.

Além dos mortos, os alagamentos e deslizamentos de terra deixaram mais de 1.730 desalojados e 1.799 desabrigados em todo o estado.
Os trabalhos de busca continuam e ocorrem principalmente em bairros da costa sul da cidade de São Sebastião e Juquehy. Durante a última terça-feira, 21, as buscas chegaram a ser suspensas por conta de novas chuvas na cidade de São Sebastião. Havia risco de novos deslizamentos de terra na cidade. No entanto, a partir das 22 horas os trabalhos foram retomados e seguiram pela madrugada.