Datena aparece em vídeo gravado durante reunião com o deputado federal Guilherme BoulosReprodução: Vídeo

Em um vídeo que circula nas redes sociais, o apresentador José Luiz Datena (PDT) sugere seu nome ao deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) para vice na chapa as eleições para a prefeitura de São Paulo em 2024. Para isso, Datena diz que o parlamentar deve "peitar" o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a cúpula do PT para convencê-los da competitividade da dupla, já que, para o apresentador, o partido vai "tomar um nabo violento" caso lance candidatura própria.
Além de Datena e Boulos, o vídeo mostra um terceiro homem em torno de uma mesa com bebidas — como uma garrafa de vinho, latas de cerveja e um refrigerante — e restos de comida. Os presentes aparentam não perceber que estão sendo gravados.
Durante a conversa, o jornalista simula um diálogo entre Boulos e o presidente: "Você fala pro Lula: 'o Lula, eu quero o Datena como vice e sinto muito (…) a política mudou, a nuvem mudou. Se você quer ser meu aliado, eu amo você, o Datena ama você, mas nós achamos que a gente pode se eleger em São Paulo'", disse.
O próprio Datena avalia que a proposta não deve ser aceita pelo PT. "É muito mais legítimo ganhar a eleição com o Psol (…) que tem o único cara de esquerda capaz de ser o substituto do Lula. E o PT não aceita isso", aponta o apresentador. Ele afirma acreditar que o partido vai escolher o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Datena ainda lembra que o parlamentar "quase ganhou a última eleição" municipal. Em 2020, Boulos teve 40,62% dos votos no segundo turno e foi derrotado por Bruno Covas (PSDB), que morreu no ano seguinte. Atualmente, Ricardo Nunes (MDB), que era vice do tucano, ocupa o cargo. Ele deve disputar a reeleição. Em 2022, Boulos desistiu de ser candidato a governador do estado em favor de um apoio a Haddad (PT).
O apresentador também avalia que um eventual "insucesso" da política econômica do governo federal tende a puxar Boulos "para baixo" em 2024. Por isso, aconselha o deputado a sair candidato pelo Psol em uma chapa sem a presença do Partido dos Trabalhadores.. Ele põe em xeque a capacidade do presidente de terminar o mandato e diz que o PT "não gosta" de Lula. "O PT tem feudos. O Psol tem mais vontade de ajudar o Brasil. O PT é um partido corrupto", finaliza Datena.
 
Nas redes sociais, Guilherme Boulos admitiu a veracidade do vídeo e lamentou que "alguém tenha vazado uma conversa privada na tentativa de criar polêmica". O parlamentar ainda afirmou que, além de Datena, a conversa também teve a presença do ex-jogador de futebol Neto e de "outros amigos corintianos" em Campo Limpo, bairro da zona sul de São Paulo onde reside.
 
*Com informações do IG