Prova será aplicada entre os dias 5 e 12 de novembroFabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Pedidos para isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 podem começar a ser solicitados a partir desta segunda-feira (17) pelos candidatos que precisam do benefício. O prazo vai até o dia 28 de abril.
Veja quem tem direito ao benefício e como solicitar a isenção
  • estudantes do último ano do ensino médio de escolas públicas;
  • participantes que estudaram o ensino médio na rede pública ou como bolsistas integrais da rede privada, desde que tenham renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (R$ 1.980);
  • pessoas em vulnerabilidade social inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Para realizar a isenção da taxa de inscrição é preciso que o candidato entre  na Página do Participante e informe o CPF, a data de nascimento, o e-mail e um número de telefone válido.
Quem pediu a isenção no Enem 2022 e não compareceu na prova deve entrar na Página do Participante e justificar a ausência (anexando um atestado médico ou um boletim de ocorrência, por exemplo). Caso contrário, perderá à isenção.
Os resultados da isenção saem em 8 de maio. No entanto, caso o pedido seja negado, o candidato pode entrar com recurso entre os dias 8 e 12 de maio.
Consegui a isenção, preciso me inscrever no Enem?
Sim. Todos os candidatos - isentos ou não - devem realizar a inscrição entre 5 e 16 de junho para que possam fazer a prova. O exame será aplicado em 5 e 12 de novembro.
Você pode gostar