Kataguiri afirma que a visita de Maduro ao Brasil causa "espanto",Antonio Cruz/Agência Brasil
“Nicolás Maduro é reconhecido internacionalmente como um líder autoritário, cujo governo tem sido marcado por uma crise socioeconômica devastadora na Venezuela. Sob seu comando, o país enfrenta uma situação de declínio econômico, escassez de alimentos e medicamentos, violações dos direitos humanos e repressão política. Essa realidade desperta preocupações sobre como os demais países devem se relacionar com o regime venezuelano”, diz trecho do documento.
Kataguiri afirma que a visita de Maduro ao Brasil causa “espanto”, acusando o governante venezuelano de ter um “histórico e com um modo de governo incompatível com os princípios democráticos e os valores que o Brasil deve defender”.
“É importante considerar as acusações feitas pelos Estados Unidos contra Maduro e membros de seu governo, relacionadas ao envolvimento com o narcotráfico. Essas alegações graves e a oferta de uma recompensa pelos EUA para informações que levem à prisão de Maduro levantam questões adicionais sobre a reputação e a integridade do líder venezuelano”, acrescenta.
O deputado solicita a convocação do ministro do governo Lula para que sejam apresentadas informações sobre quais acordos o Brasil firmou com a Venezuela durante a estadia do presidente venezuelano.
“Essas informações são fundamentais para que a sociedade compreenda e avalie a posição do governo brasileiro em relação à crise venezuelana e às perspectivas futuras de cooperação bilateral”, pontua.
Nicolás Maduro retorna ao Brasil após oito anos
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.