Um eclipse lunar parcial será visível em algumas regiões do Brasil neste sábado (28). De acordo com o Observatório Nacional, este evento pode ser considerado o maior envolvendo a lua até 2025. Ao contrário do eclipse solar, é seguro olhar diretamente para a lua sem a necessidade de óculos de proteção.
A região mais a leste do Brasil, que inclui os estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Rio Grande do Norte e parte dos estados Minas Gerais, Bahia, Maranhão e Piauí, terá a oportunidade de ver o eclipse parcial no nascer da Lua. A cobertura máxima será de 6% e vai ocorrer durante o nascimento da Lua.
Nas demais localidades, o eclipse será penumbral, já que a Lua terá passado pela fase parcial antes de surgir no horizonte. O eclipse lunar ocorre quando Sol, a Terra e a Lua se alinham no espaço, fazendo com que a sombra do planeta seja projetada no satélite.
Além do Brasil, o eclipse será visível em várias partes do mundo, incluindo Europa, Ásia, Austrália, América do Norte, grande parte da América do Sul, Pacífico, Atlântico, Oceano Índico, Ártico e Antártica, de acordo com o portal Time and Date''.
O Observatório Nacional também fará uma transmissão ao vivo do fenômeno pelo YouTube.
Neste sábado, dia 28, haverá um eclipse lunar parcial visível em algumas regiões do Brasil. Ao contrário do eclipse solar, é seguro olhar diretamente para a lua sem a necessidade de óculos de proteção. De acordo com o Observatório Nacional, este evento pode ser considerado o maior envolvendo a lua até 2025.
Além disso, o eclipse será visível em várias partes do mundo, incluindo Europa, Ásia, Austrália, América do Norte, grande parte da América do Sul, Pacífico, Atlântico, Oceano
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.